Como diminuir a quantidade de pelo de gato pela casa?

Eu amo meus gatos, mas não aguento mais ter que viver com pelo em tudo: na roupa, no sofá, na comida… É um pesadelo! Fora escovar eles, existe mais algum segredo? Uma ração específica, um produto?

Nossa, henriquesales, te entendo perfeitamente! É a luta diária, né? Além de escovar bastante, o que já ajuda muito, eu investi em um aspirador robô. Ele fica passando pela casa todo dia e dá uma ajuda enorme pra manter os pelos controlados, principalmente no chão e em tapetes.

Oi henriquesales! Tem umas luvas próprias pra escovar gato que são ótimas. Elas têm umas borrachinhas que grudam o pelo enquanto você faz carinho nele. Meu gato adora e sai bem menos pelo pela casa depois que comecei a usar.

Já ouvi falar que algumas rações ajudam, focando em ômega 3 e 6 para a saúde da pele e do pelo, deixando menos quebradiço. Mas não sei se funciona mesmo, ainda estou pesquisando sobre isso.

Pra mim, o segredo foi adotar um bom rolo adesivo! Tenho um pra cada canto da casa e um no carro. Saio pra resolver qualquer coisa e dou uma passada rápida no sofá ou na roupa, já tira o excesso. Ajuda demais na emergência!

Uma dica que me passaram foi sobre escovação úmida. Usa uma luva ou escova umedecida com um pouquinho de água, ou até mesmo um spray de água com condicionador específico pra gatos. Dizem que ajuda a puxar o pelo solto e evita que voe tudo por aí.

Se o problema for muito grande, às vezes vale a pena ver se não tem algo na alimentação ou na saúde dele que esteja causando queda excessiva. Leve no veterinário pra dar uma olhada, pode ser que tenha alguma deficiência ou alergia.

Eu uso aquelas escovas furminator (ou similares). Elas são mais agressivas na retirada do subpelo, então tem que ter cuidado pra não machucar o gato e usar só uma vez por semana mais ou menos, mas o resultado é impressionante na quantidade de pelo que tira.

No sofá e em móveis, acho que não tem jeito, tem que passar aspirador ou o rolo adesivo mesmo. Mas pra roupa, eu tô tentando o truque de colocar um pedaço de fita crepe na mão e ir passando, funciona super bem também e é mais rápido que o rolo pra emergências.