Como dar banho em gato sem estresse?

Meu europeu se debate todo, faz xixi, arranha… Queria dica pra um banho tranquilo, sem brigas ou medo extremo.

Nossa, mariaclara, sei bem como é! O meu também era um show à parte. Uma coisa que ajudou muito foi acostumar ele com a água desde filhote, sabe? Deixar ele brincar com a torneira aberta, essas coisas. Pra quando for a hora do banho, já não ser tão assustador.

Eu uso um truque que vi online: coloco um tapete antiderrapante na banheira pra ele não escorregar. Isso dá uma segurança pra eles e diminui o pânico. E o mais importante, nunca molho a cabeça dele de primeira, vou molhando o corpinho aos poucos, falando baixinho e com carinho.

Ah, banho em gato é um desafio! Minha dica é ter tudo à mão ANTES de começar: shampoo, toalha, tudo pertinho. E depois do banho, dou um petisco bem gostoso pra ele associar o pós-banho com algo positivo.

Já tentei de tudo e confesso que hoje em dia, pra um banho menos estressante, uso um shampoo a seco que é ótimo! Ou então levo ele no pet shop, eles têm mais jeito pra coisa e o meu gato parece que se comporta melhor lá. Não sei explicar o porquê.

Mariaclara, o meu também era assim! O que funcionou pra mim foi diminuir a quantidade de água na banheira, deixando só um pouquinho no fundo, e usar uma caneca pra ir jogando a água nele, em vez de um jato direto. Parece que ele fica mais calmo assim.

E já pensou em fazer o banho fora da banheira? Eu uso um balde grande e faço tudo ali, fora do banheiro. Parece que ele se sente menos encurralado e mais no controle. Fora que o barulho da água caindo na banheira também assusta um pouco.

Uma coisa que me falaram e funcionou: antes de dar banho, brinco bastante com ele pra ele gastar energia. Depois, o banho é mais rápido e ele já tá mais cansado pra fazer tanta bagunça. E uso aquele shampoo específico pra gatos, que não arde os olhos e tem um cheirinho bom.

Eu acho que o segredo é a paciência. Se ele tá muito estressado, dou uma pausa, deixo ele se acalmar e volto. Não adianta forçar, senão a próxima vez vai ser pior ainda. E sempre recompensa depois, mesmo que o banho não tenha sido perfeito.