Meu europeu se debate todo, faz xixi, arranha… Queria dica pra um banho tranquilo, sem brigas ou medo extremo.
Nossa, mariaclara, sei bem como é! O meu também era um show à parte. Uma coisa que ajudou muito foi acostumar ele com a água desde filhote, sabe? Deixar ele brincar com a torneira aberta, essas coisas. Pra quando for a hora do banho, já não ser tão assustador.
Eu uso um truque que vi online: coloco um tapete antiderrapante na banheira pra ele não escorregar. Isso dá uma segurança pra eles e diminui o pânico. E o mais importante, nunca molho a cabeça dele de primeira, vou molhando o corpinho aos poucos, falando baixinho e com carinho.
Ah, banho em gato é um desafio! Minha dica é ter tudo à mão ANTES de começar: shampoo, toalha, tudo pertinho. E depois do banho, dou um petisco bem gostoso pra ele associar o pós-banho com algo positivo.
Já tentei de tudo e confesso que hoje em dia, pra um banho menos estressante, uso um shampoo a seco que é ótimo! Ou então levo ele no pet shop, eles têm mais jeito pra coisa e o meu gato parece que se comporta melhor lá. Não sei explicar o porquê.
Mariaclara, o meu também era assim! O que funcionou pra mim foi diminuir a quantidade de água na banheira, deixando só um pouquinho no fundo, e usar uma caneca pra ir jogando a água nele, em vez de um jato direto. Parece que ele fica mais calmo assim.
E já pensou em fazer o banho fora da banheira? Eu uso um balde grande e faço tudo ali, fora do banheiro. Parece que ele se sente menos encurralado e mais no controle. Fora que o barulho da água caindo na banheira também assusta um pouco.
Uma coisa que me falaram e funcionou: antes de dar banho, brinco bastante com ele pra ele gastar energia. Depois, o banho é mais rápido e ele já tá mais cansado pra fazer tanta bagunça. E uso aquele shampoo específico pra gatos, que não arde os olhos e tem um cheirinho bom.
Eu acho que o segredo é a paciência. Se ele tá muito estressado, dou uma pausa, deixo ele se acalmar e volto. Não adianta forçar, senão a próxima vez vai ser pior ainda. E sempre recompensa depois, mesmo que o banho não tenha sido perfeito.