Ele se debate todo, faz xixi na banheira e me arranha. Tem técnica ou truque pra um banho mais tranquilo?
Oi Beatriz! Gatos europeus podem ser um pouco teimosos com banho mesmo. Uma dica que funcionou pra mim foi acostumar o meu gato com a banheira seca primeiro, jogando uns brinquedinhos lá dentro pra ele explorar. Aí depois eu ia molhando ele aos pouquinhos, com água morna, claro. Sem pressa!
Nossa, o meu também era assim! Desisti de dar banho em casa e hoje em dia levo ele no pet shop. Vale o investimento pra não sair todo arranhado e ele parece gostar mais lá, não sei explicar.
Ah, banho em gato é sempre uma aventura! Minha gata, a Mimosa, odeia. Eu aprendi a fazer tudo bem rápido, sabe? Já deixo o shampoo e a toalha pertinho e tento molhar e ensaboar o corpo dela de uma vez, evitando a cabeça. O segredo é a agilidade!
Beatriz, tenta usar um shampoo a seco ou lenços umedecidos específicos para gatos. Às vezes, se não for um caso de muita sujeira, isso resolve bem e evita todo o estresse do banho molhado.
Eu uso um redutor de estresse natural antes do banho, tem umas bolinhas de catnip que eu dou pra ela e ela fica mais relaxada. Ah, e também coloco um tapete antiderrapante na banheira, pra ela não ficar com medo de escorregar.
Se ele se debate e arranha, tenta pedir ajuda pra outra pessoa. Um segura o gato com cuidado e o outro dá o banho. Dividir a tarefa pode facilitar bastante e diminuir a ansiedade dele.
A minha gata europeia ficava toda estressada também. Comecei a acostumar ela com o barulho da água caindo devagar e a colocar um pouquinho de ração ou petisco na banheira. Ela fica tão focada em pegar a comida que esquece do banho!
Outra coisa que ajuda é não usar a banheira cheia d’água. Eu coloco só uns 2 ou 3 dedos de água morna, pra ele não se sentir tão imerso. E quando for enxaguar, uso um copo em vez de chuveirinho, pra não assustar com o barulho.