Adotei um cachorrinho que é cego de um olho e tem baixa visão no outro. Ele se bate bastante nos móveis. Que tipo de adaptações posso fazer em casa para deixar o ambiente mais seguro e confortável para ele se locomover?
Que atitude linda a sua de adotar um cãozinho com necessidades especiais! Parabéns! Para começar, que tal experimentar tirar os móveis do caminho ou colocar sinalizadores nas quinas? Aquelas fitas coloridas ou até mesmo bolas de tênis amarradas podem ajudar ele a identificar os obstáculos.
Oi! Que bom saber que ele encontrou um lar! Eu li em um lugar que manter o layout dos móveis sempre igual ajuda muito. Evitar mudar as coisas de lugar é essencial para ele criar um mapa mental do ambiente.
Uma dica que funcionou com o meu que tem pouca visão é usar tapetes diferentes em cada cômodo. Assim, ele pode se guiar pelo tato, sabendo onde está apenas pelo tipo de piso.
Que lindo gesto! Talvez investir em portões de bebê para áreas mais perigosas da casa possa ser uma boa ideia, pelo menos no começo, até ele se adaptar melhor. E em relação a passeios, que tal usar uma guia mais curta no início para ter mais controle?
Eu usava um sino preso na coleira do meu cãozinho cego para saber onde ele estava pela casa. O barulhinho ajudava muito a não ser pego de surpresa. E sempre falar com ele antes de chegar perto para ele não se assustar.
Que maravilha sua adoção! Já pensou em usar aqueles adesivos táteis no chão? São pequenas saliências que ele pode sentir com as patinhas e que marcam caminhos seguros ou áreas específicas.
Outra coisa que pode ajudar bastante é manter o chão sempre limpo e livre de obstáculos inesperados, como chinelos ou brinquedos espalhados. Quanto mais previsível o ambiente, mais seguro ele se sente.
Vocês já tentaram usar difusores de feromônios para cães? Dizem que ajuda a diminuir a ansiedade e pode deixá-lo mais confiante para explorar a casa.