Ele é bravo quando eu tento cortar. Tem algum método gradual ou distração que funcione melhor?
Oi! Sei bem como é isso, meu gato ficava super estressado. O que funcionou pra mim foi ir aos poucos, cortando só uma ou duas unhas por dia, e sempre dando um petisco depois. Assim ele associa a algo bom.
Tenta acostumar ele desde filhote. Eu comecei a mexer nas patinhas dele quando ele era bem novinho, só pra ele se acostumar com o toque, sem nem tentar cortar. Com o tempo ele foi relaxando.
Você já tentou usar um cortador específico pra gatos? Tem uns que são mais silenciosos e menos assustadores. E outra dica é cortar logo depois que ele come ou está bem sonolento, o efeito é ótimo!
A minha gata também não curtia muito, mas eu descobri que se eu apertar a patinha dela de um jeito que a unha aparece naturalmente, fica mais fácil e menos invasivo. Tento fazer isso quando ela tá mais calma, vendo TV comigo.
Eu uso um spray de feromônio calmante no ambiente antes de tentar cortar. Parece que ajuda a relaxar ele. E o segredo é não forçar, se ele ficar muito agitado, para e tenta outro dia.
Que tal envolver ele numa toalha ou manta, deixando só uma patinha para fora? Minha cachorra se acalma mais assim, talvez funcione com o gato também. Só cuidado pra não apertar demais.
Ah, o meu também era assim! Eu comecei a dar um petisco super especial, tipo um frango cozido bem molinho, só na hora de cortar as unhas. Ele fica tão focado no petisco que nem percebe o cortador.
Já pensou em levar no pet shop ou veterinário pra cortar? Às vezes eles têm mais experiência com gatos mais resistentes e o gato se comporta melhor com outra pessoa.