Galera, a unha do meu cachorro tá gigante, fazendo barulho no piso. A unha dele é toda preta e eu morro de medo de cortar e pegar na parte que sangra. O veterinário cobra caro só pra isso. Alguém tem um macete pra cortar unha escura sem risco?
Oi! Entendo seu pânico, unha preta é complicado mesmo! Uma dica que me ajudou muito é ir cortando só as pontinhas bem finas, devagar. Se puder, use uma luz forte por baixo da unha pra tentar ver o vaso sanguíneo, às vezes dá pra notar uma diferença de cor.
Eu também tinha medo! Mas aprendi a usar um cortador elétrico, tipo aquele de lixar. Demora mais, mas o risco de cortar o sabugo (a parte viva da unha) é bem menor. Meu cachorro nem ligou.
Se o medo for muito grande, talvez valha a pena investir em uma ida ao pet shop ou veterinário só pra cortar as unhas umas 2 ou 3 vezes. Assim você vê como eles fazem e talvez se sinta mais segura pra tentar depois em casa.
Uma coisa que sempre tenho à mão é pó hemostático (ou maisena, se for emergência e não tiver em casa). Se por acaso você cortar demais e sangrar, é só apertar um pouco desse pó na unha que para rapidinho. Dá mais segurança pra cortar!
Meu veterinário me ensinou a raspar a unha no cimento se tiver oportunidade, tipo quando passeamos. Claro que não resolve tudo, mas ajuda a manter o tamanho e diminuir o risco de quebrar ou crescer demais. Mas pra cortar em casa, realmente o pó hemostático salva!
Minha cachorra tem unha preta e eu corto com cortador de cabo reto. Eu não aperto muito pra cortar de vez, vou apertando aos poucos, como se fosse dando um beliscão. Assim você sente a unha rachar antes de cortar de fato, e dá pra parar.
Se o cachorro for muito agitado, tenta cortar depois de um passeio ou quando ele estiver bem cansado. Ele vai ficar mais calmo e você consegue se concentrar melhor. E sempre recompensa com um petisco depois, pra ele associar a algo bom!