Estou começando a fazer a comida do meu cão em casa, mas quero fazer em quantidade para congelar. Qual o jeito certo de armazenar e descongelar para não perder os nutrientes e não ter risco de contaminação? Pode descongelar no micro-ondas?
Oi, biancasales! Que legal que você tá se aventurando na alimentação natural! Eu congelo a comida do meu gato e costumo usar potinhos individuais ou saquinhos tipo zip lock. Deixo uns espacinhos vazios pra dilatar quando congela. Pra descongelar, o melhor é na geladeira mesmo, um dia antes. No micro-ondas não é muito recomendado não, pode cozinhar demais algumas partes e perder nutriente.
Concordo com o ryansilveira! A geladeira é o jeito mais seguro. Se apertar o tempo, pode tentar descongelar em banho-maria, mas com cuidado pra não esquentar demais. Evite o micro-ondas, a menos que seja uma emergência e você saiba que ele não vai cozinhar a comida do seu pet.
Eu faço em porções e congelo em cubinhos de gelo, sabe? Depois transfiro pra um pote maior. Assim fica fácil pegar só a quantidade que preciso pro dia. Pra descongelar, sempre na geladeira, levo umas 12h dependendo do tamanho do cubinho.
Dica importante: sempre congele a comida já fria, nunca quente! E na hora de descongelar, se for deixar em temperatura ambiente, que seja por pouco tempo e com supervisão, pra evitar proliferação de bactérias.
Pra garantir que não contamine, o ideal é usar potes ou saquinhos que você use apenas para a comida do pet, e que sejam próprios pra congelamento. Lavar bem as mãos antes de manusear tudo também é essencial!
Uma coisa que aprendi é que a comida descongelada precisa ser consumida em até 24h se ficou na geladeira. Se você descongelou em banho-maria ou em temperatura ambiente, tem que oferecer logo em seguida, no máximo em 2 horas.
Eu tenho aqueles saquinhos reutilizáveis de silicone, acho ótimo pra congelar e são fáceis de lavar depois. Já o descongelamento é sempre um dia antes, na geladeira. Nunca usei micro-ondas pra isso.
Se a comida for bem cozida e você congelar rapidinho, o risco de contaminação é menor. Mas o descongelamento lento na geladeira é o mais seguro mesmo. Talvez o micro-ondas estrague a textura também, né?