Como apresentar o cachorro da casa para o bebê que vai chegar?

Pessoal, estou grávida e meu “filho” de 4 patas é super apegado a mim. Tenho muito medo de como ele vai reagir com a chegada do bebê, medo dele ficar com ciúmes. Alguém que já passou por isso tem dicas de como fazer essa adaptação?

Oi, danielazevedo! Que legal que você está pensando nisso com antecedência! Eu passei por isso com meu labrador e minha filha. Uma dica é acostumar seu cachorro com cheiros e sons de bebê antes mesmo da chegada. Deixe ele cheirar roupas do bebê com o seu cheiro, use sprays com cheiro de bebê no ambiente e até coloque sons de bebês chorando baixinho.

Eu acho que o mais importante é não mudar muito a rotina do cachorro. Se ele gosta de passear todo dia, continue levando. E quando o bebê chegar, dê atenção ao cachorro primeiro, antes de pegar o bebê no colo, para ele não se sentir deixado de lado.

Essa fase é delicada mesmo! Eu recomendo que uma pessoa da família apresente o cachorro para o bebê, e não a mãe recém-parida. Assim, a atenção principal estará no bebê e não na mãe. Outra coisa é permitir que o cachorro cheire as coisas do bebê, mas sem deixar ele subir na cama ou berço com o bebê.

Um conselho que me deram e funcionou muito bem: quando o bebê chegar em casa, a primeira coisa que o cachorro vai cheirar deve ser algo do bebê (uma manta, uma roupinha). E a primeira pessoa que o cachorro vai cumprimentar em casa deve ser o bebê, antes de cumprimentar você ou o pai.

Gente, que ótima pergunta! Eu tive um pouco de dificuldade no começo. O meu gato ficava miando muito e querendo atenção. O que me ajudou foi criar um cantinho seguro para o cachorro, onde ele podia ficar tranquilo sem o bebê por perto, e recompensá-lo sempre que ele se comportava bem perto do bebê.

Eu acho que é essencial supervisionar TODAS as interações no início. Nunca deixe o cachorro e o bebê sozinhos, nem por um segundo. E se perceber qualquer sinal de ciúme ou agressividade, separe-os imediatamente e tente de novo mais tarde, com mais calma.

Outra coisa é o cachorro associar o bebê a coisas boas. Dê petiscos e faça carinho nele quando ele estiver calmo perto do bebê. Assim ele vai entender que a presença do bebê traz recompensas.

Tenho um amigo que contratou um adestrador para ajudar nesse processo. Ele disse que foi essencial para o cão entender o novo membro da família e se adaptar sem estresse. Vale a pena considerar!