Como acostumar o filhote a ficar na caixa de transporte?

Comprei uma caixa de transporte para futuras viagens e consultas, mas meu filhote chora só de chegar perto dela. Como faço para ele ver a caixa como um lugar seguro e não como uma prisão? Deixo aberta com petiscos dentro?

Oi, matheuscorreia! Que legal que você já está pensando nas viagens com o filhote. Eu deixava a caixa aberta com um cobertor cheiroso e uns petiscos dentro, bem no cantinho da sala. Ia jogando uns petiscos mais pra dentro da caixa pra ele entrar sozinho, sem pressão. Se ele entrasse, eu fechava a porta rapidinho, mas só por uns segundinhos, pra ele ver que não acontece nada demais. Ia aumentando o tempo aos poucos.

Também fiz isso! E o que me ajudou muito foi colocar a caminha dele dentro da caixa, pra ficar com aquele cheirinho familiar. Outra dica é associar a caixa a momentos bons, tipo dar a ração dentro dela ou um brinquedo que ele adora.

Minha experiência foi parecida. Deixei a caixa aberta e usei muitos petiscos e elogios. No começo, ele só colocava a cabeça pra dentro pra pegar. Depois fui incentivando a entrar, fechei a porta por um tempinho e abri de novo. O segredo é ir devagar e nunca forçar, senão ele associa a caixa a algo ruim.

Essa é uma dúvida super comum! Eu acho que a sua ideia de deixar com petiscos é ótima. Só tome cuidado pra não fechar a porta logo de cara se ele ainda tiver receio. Tenta fechar só quando ele estiver super à vontade lá dentro, e por pouquíssimo tempo.

Concordo com as dicas! Paciência é o nome do jogo. Meu cachorro tinha medo também, mas hoje em dia ele entra na caixa até pra tirar um cochilo, porque sabe que lá é o cantinho dele. Vale muito a pena o esforço!

Uma coisa que funcionou pra mim foi colocar a caixa num local onde o filhote gosta de ficar. Assim, ela se torna parte do ambiente dele e não algo estranho e isolado. Depois, aos poucos, comecei a associar com coisas positivas.

Vocês já tentaram usar um spray de feromônio calmante dentro da caixa? Dizem que ajuda a criar um ambiente mais relaxante pro cachorro.

Essa é a chave, matheuscorreia! Deixar aberta com petiscos é o primeiro passo. Depois, você pode tentar sentar perto da caixa e fazer um carinho nele enquanto ele está lá dentro, só pra ele se sentir seguro com a sua presença próxima.