Toda vez que eu ligo o aspirador de pó em casa é uma guerra. Meu cachorro fica latindo desesperadamente pra ele ou sai correndo pra se esconder. Tem algum truque para fazer ele perder esse medo do “monstro do barulho”?
Nossa, que situação chata! Tenho uma labradora que era igualzinha. O que me ajudou foi começar ligando o aspirador bem longe, tipo em outro cômodo, e com a porta fechada. Ia aumentando o tempo e aproximando aos poucos, sempre dando petisco e elogiando quando ela não surtava.
Eu fiz algo parecido! Deixava o aspirador desligado no meio da sala por um tempo, pra ela cheirar e ver que não era nada. Depois, ligava rapidinho, sem aspirar, só pra ela ouvir o barulho de leve. Repetia isso várias vezes ao longo dos dias, sempre associando a coisas boas, tipo comida ou brincadeira.
Uma dica que li é que o cachorro associa o barulho com a sua atenção. Tente ignorar um pouco a reação dele quando ligar o aspirador, sem gritar ou fazer muito alarde. Se ele ficar mais calmo, aí sim você recompensa. Se ele surtar, espera acalmar pra dar a atenção.
A minha gata surtava! O que funcionou foi usar o aspirador só quando ela estava bem cansada depois de um passeio longo. Aí ela estava mais relaxada e menos propensa a entrar em pânico. A gente tem que ter paciência, né?
Será que não vale a pena investir em um aspirador mais silencioso? Algumas marcas têm modelos bem menos barulhentos, isso pode fazer uma baita diferença.
Comigo o truque foi associar o barulho a um jogo! Comecei a jogar bolinha com ele enquanto o aspirador estava ligado (bem longe, claro). A ideia é que ele pense ‘hum, o monstro faz barulho, mas agora tem brincadeira’. Demorou, mas funcionou!
Tenho visto gente usando dessensibilização sistemática. É basicamente expor o animal ao estímulo (o aspirador) de forma controlada, começando com um nível muito baixo (barulho fraco, longe) e aumentando gradualmente, sempre garantindo que o animal esteja confortável. Se ele demonstrar medo, você volta um passo.
Eu acho que a chave é não forçar. Se o cachorro quer se esconder, deixa ele. Tentar pegar ele à força só vai piorar o trauma. Aos pouquinhos, com recompensa, ele vai entender que o barulho não é o fim do mundo.