Gente, tenho um aquário de 100 litros com goldfish e não sei com que frequência devo trocar a água. Uns dizem toda semana, outros dizem uma vez por mês. Troco toda a água ou só uma parte? E como faço isso sem estressar os peixes? Tenho medo de fazer errado e matar eles. Quem pode me dar um passo a passo?
Oi Isis! Para aquários com goldfish, o ideal é trocar cerca de 30% da água toda semana. Trocar a água toda de uma vez pode desequilibrar o ecossistema do aquário e estressar muito os peixes. O melhor é fazer essa troca parcial para manter a qualidade da água sem chocar os bichinhos.
Exato! E para não estressar os peixes, é importante que a água nova que você vai colocar tenha a mesma temperatura da água do aquário. Use um sifão para retirar a água antiga e, de preferência, aspire o fundo para remover os dejetos.
Uma dica extra: deixe a água nova descansar por umas 24 horas em um balde com um condicionador de água (aquele que remove cloro e metais pesados). Assim você garante que ela está segura para os peixes.
Eu costumo fazer a troca aos domingos, que é quando tenho mais tempo. Assim, se algum peixe ficar mais quieto, sei que foi pela troca e posso ficar de olho.
Isis, não se preocupe tanto! Goldfish são peixes resistentes. Só evite trocas muito drásticas e sempre use água tratada. Monitorar os parâmetros da água (amônia, nitrito) também ajuda a saber se a troca está sendo eficiente.
Eu uso um sifão próprio para aquário. Ele tem um tubo que você joga para dentro do aquário e um balde mais embaixo. Assim, você consegue aspirar a água e os dejetos do fundo sem precisar tirar os peixes ou revirar o aquário.
Só lembrando que a frequência e a quantidade da troca de água podem variar um pouco dependendo da quantidade de peixes e da filtragem do aquário. Mas 30% semanal é um bom ponto de partida para goldfish.
Ah, e nunca use água da torneira direto, sem tratar! O cloro pode ser fatal para os peixes. Sempre use um anticloro ou deixe a água decantando.