Adotei um filhotinho lindo e não vejo a hora de levar ele pra passear na pracinha. Mas ele só tomou a primeira dose da vacina. O veterinário disse pra esperar, mas eu fico ansioso. Quando é seguro de verdade levar ele pra ter contato com outros cães?
Oi rafaelapires! Entendo sua ansiedade, é uma fase muito gostosa ver eles explorando o mundo! Geralmente, o pessoal espera o ciclo completo de vacinação, que costuma terminar por volta dos 4 meses. Mas o mais importante é conversar com seu veterinário, ele sabe o histórico do seu filhote e poderá te dar a melhor orientação sobre quando é seguro para ele. Cuidado com os parques antes disso, pois pode ter vÃrus que o seu pequeno ainda não está totalmente protegido.
Fala rafaelapires! Comigo foi parecido, a vontade era de sair logo. Meu vet disse que o ideal é esperar a vacina polivalente (V8 ou V10) e a antirrábica estarem em dia. Isso geralmente acontece perto dos 4 meses. Enquanto isso, você pode ir acostumando ele com a coleira e a guia dentro de casa, e quem sabe apresentar alguns cães que você sabe que são saudáveis e vacinados, mas ainda na segurança da sua casa ou quintal, sabe?
Rafaelapires, a recomendação mais comum é esperar até 10 a 14 dias após a última dose da vacina polivalente e a antirrábica. Isso dá tempo para o organismo dele desenvolver a imunidade completa. Antes disso, o risco de contrair doenças é bem alto, mesmo em locais que parecem limpos.
Geralmente os veterinários recomendam esperar os 4 meses, quando todas as vacinas essenciais já foram tomadas. Mas o importante é você seguir a orientação do seu veterinário, ele sabe o que é melhor para o seu filhote! Não se preocupe, logo logo ele estará passeando!
Eu esperei meus filhotes completarem 4 meses e 15 dias, para ter certeza. O risco de pegar alguma doença de rua ainda é grande antes disso. Se o seu vet liberou para a primeira dose, talvez ele possa te dar umas dicas de lugares mais seguros e com menos circulação de cachorros desconhecidos para os primeiros passeios, tipo um jardim seu ou de amigos muito próximos e saudáveis.
Para ter 100% de certeza e segurança, o ideal é esperar o filhote completar o esquema vacinal, que normalmente termina por volta dos 4 meses. Até lá, você pode ir socializando ele em casa com pessoas e outros pets que você já conhece e sabe que estão saudáveis.
Rafaelapires, o meu veterinário disse que depois da última vacina, tem um perÃodo de espera de umas duas semanas. Então, se ele tomou a primeira dose agora, a contagem começa depois das outras. O mais seguro mesmo é esperar o ciclo completo. Não se afobe, o tempo voa e logo ele estará curtindo o passeio!