A veterinária falou que talvez minha cachorra tenha tido um “cio silencioso”, por isso não percebemos nada. Isso é comum? Como funciona? Não tem sangramento nem inchaço? Fico preocupado de acontecer um cruzamento indesejado.
Oi vitoriapeixoto! Sim, isso existe e é mais comum do que a gente pensa. É justamente quando a cadelinha não apresenta os sinais clássicos do cio, como o sangramento ou o inchaço da vulva bem evidentes. A ovulação ocorre mesmo assim, então o risco de cruzar existe sim, é bom ficar atenta!
Aconteceu com a minha salsicha uma vez. Nem notei que ela estava no cio, e de repente a bichinha estava prenha! Fiquei super chateado porque não era planejado. Depois que a veterinária explicou o que era o cio silencioso, entendi o que tinha acontecido.
Nossa, que coisa! Eu sempre fico de olho no sangramento e no comportamento da minha. Mas se não tem nada disso, como a gente percebe que ela tá no cio pra evitar cruzar? Tem algum outro sinal?
Comigo também já rolou. Na verdade, o que eu notei foi uma leve mudança de comportamento, ela ficou um pouco mais carente, mas nada de sangramento ou inchaço. Tive que ficar com ela bem isolada do macho que mora aqui em casa.
Para quem tem macho e fêmea em casa, o cio silencioso é um perigo mesmo. Eu prefiro separar sempre que suspeito de algo, mesmo que os sinais não sejam claros. É melhor prevenir do que remediar, né?
Interessante isso! A minha nunca teve sangramento muito forte, mas sempre fica um pouco mais arisca e cheira mais o ambiente. Acho que isso já seria um sinal sutil pra mim.
Eu li em algum lugar que, mesmo sem sangramento, às vezes o comportamento muda um pouco, tipo uma lambedura mais frequente na região genital ou até um interesse maior por machos. Mas realmente é bem sutil.
Que bom que você perguntou isso, vitoriapeixoto! Estou começando a desconfiar que a minha também teve isso no último ciclo. Tinha um macho visitando e achei que ela não estava no cio. Preciso ficar mais atenta.