Chinchila pode comer feno e ração só?

Ela come só ração balanceada, mas o vet disse que precisa de feno. Quanto oferecer por dia e como escolher o tipo certo?

Oi enzosilveira! Sim, feno é super importante pra chinchila, ajuda demais na digestão e gasta os dentinhos que crescem sem parar. Eu sempre deixo um pouco à vontade na gaiola, sabe? Tipo, sem muita regra, pra ela comer a hora que quiser. Sobre o tipo, tem de capim mesmo, que é o mais comum, e outros tipos mais variados, mas o de capim já é ótimo pra começar!

Concordo com a mariaclara! Feno é essencial. Para uma chinchila adulta, oferecer uma boa porção, que ela possa ter acesso o dia todo, é o ideal. Não tem uma quantidade exata em gramas, mas o importante é que ela sempre tenha disponível e se sinta motivada a comer. Começa com um punhado generoso e vai vendo se ela tá consumindo bastante.

Meu veterinário também frisou a importância do feno! Ele me explicou que o feno de capim (timothy hay) é o mais recomendado por ter boa fibra e ser mais seguro. Dizem que é bom trocar o feno a cada dois dias pra garantir que esteja sempre fresco e sem mofo. Fique atento a cheiro e aparência!

Pra escolher o feno, olha bem se ele não está esfarelando muito, se tem uma cor verde clara e um cheiro agradável, tipo de grama seca. Evite aqueles que parecem muito amarelados ou que têm cheiro de mofo. Geralmente, nas pet shops tem opções boas, ou até em lojas especializadas em roedores.

Além da ração balanceada, o feno é a base da alimentação delas. A ração é um complemento, mas o feno é o principal. Se ela não está acostumada, pode ir introduzindo aos poucos para ela não estranhar. Mas elas costumam adorar!

Claro que pode! Na verdade, o feno é super importante para a digestão delas e ajuda a desgastar os dentes, que crescem sem parar. A ração balanceada é a base, mas o feno complementa a nutrição.

O meu veterinário também recomendou feno para a minha chinchila. Ele disse que o feno de capim (timothy hay) é o mais indicado por ter menos cálcio e ser bom para a digestão deles.

Sobre a quantidade, geralmente é à vontade! Deixa o feno sempre disponível na gaiola. Elas comem quando sentem necessidade. A ração é em quantidade controlada.

É essencial que o feno seja de boa qualidade, sabe? Procure por um que seja seco, cheiroso e sem pó. Se tiver aquele cheirinho de mato fresco, é um bom sinal.

Concordo com o pessoal aqui! O feno é a base da alimentação delas. Quanto à quantidade, a regra é: o feno deve ser ilimitado, e a ração, medida. Assim você garante que ela tenha sempre fibra para mastigar e digerir bem.

Feno de timothy (capim orchard grass também é uma boa opção) é o que a maioria dos criadores e veterinários recomendam. Evite fenos com muita alfafa, pois têm muito cálcio e proteína, o que pode não ser ideal para o dia a dia delas.

Só para complementar, o feno ajuda muito a prevenir problemas dentários e intestinais nas chinchilas. É um dos pilares da saúde delas junto com a ração específica e a água fresca!