Vi secreção escura saindo do canto do olho dela. Dá pra tratar em casa ou precisa de medicação?
Oi! Pela descrição, pode ser conjuntivite sim, mas também pode ser um sinal de algum corpo estranho ou até problema nos dentes dela. É bom observar se ela está comendo bem e se não tem mais nenhum outro sintoma diferente.
Eu já passei por isso com meu chinchilinha. O veterinário me indicou uma solução oftálmica específica para roedores. Não é bom usar qualquer colírio, sabe? Melhor levar num vet pra ter certeza do diagnóstico.
Nossa, que chato isso! Se a secreção for escura, pode ser poeira ou até algo que entrou no olho. Tenta limpar delicadamente com um algodãozinho umedecido em água filtrada ou soro fisiológico, mas se continuar, procure um vet sim.
Conjuntivite em chinchila pode ser bem séria se não tratada rápido. Eles são sensíveis. Se tiver como ir ao veterinário, vá sem medo. É a melhor forma de garantir que ela fique bem logo.
Lembro que a minha teve algo parecido. Descobri que era por causa da ração que estava muito poeirenta. Mudei pra uma marca melhor e melhorou. Mas confere com o vet pra não dar bobeira.
Pode ser conjuntivite, mas também alergia ou até um resfriado mais forte. O mais seguro é levar ao veterinário de exóticos. Eles sabem exatamente como cuidar dessas fofurinhas.
Se a secreção está escura e espessa, pode ser uma infecção. Não arrisca com remédios caseiros, viu? O ideal é um diagnóstico profissional pra tratar da forma certa.
Já aconteceu com o meu! O veterinário receitou um colírio específico. Ele disse que é importante limpar bem a área com soro fisiológico antes de aplicar o remédio. Boa sorte com ela!