Catnip (erva do gato) faz mal? Posso dar sempre?

Comprei um brinquedinho com catnip e meu gato ficou doidão, se esfregando, rolando… uma graça! Mas fiquei na dúvida: essa erva vicia? Faz algum mal pra saúde dele? Posso dar com que frequência?

Oi lucasgabriel! Que legal que seu gatinho curtiu o brinquedinho! O catnip não vicia nem faz mal, pode ficar tranquilo. É uma erva que tem um efeito semelhante a um feromônio para eles, deixando-os mais relaxados e felizes. Mas como tudo na vida, moderação é bom! Não precisa dar sempre, talvez uma vez por semana ou a cada 15 dias para manter a novidade e o efeito.

Concordo com a ninanunes! Meu gato adora catnip também. Eu costumo dar um pouco quando ele tá muito agitado ou quando quero fazer ele se interessar por algum brinquedo novo. Não vejo problema em dar de vez em quando, mas evito dar todo dia pra não enjoar.

Essa dúvida é muito comum! Eu já pesquisei sobre isso. O catnip, na verdade, tem um efeito mais de ‘diversão’ e relaxamento temporário. Não é como uma droga que causa dependência. O que pode acontecer é alguns gatos não reagirem ao catnip, ou até ficarem um pouco mais ariscos, mas isso é raro. Se o seu reagiu bem, use sem medo, mas com o bom senso de não exagerar.

Eu uso o catnip em spray nos arranhadores do meu. Assim ele se interessa mais por eles e deixa meu sofá em paz! Kkkk. Acho que o importante é observar o comportamento do seu gato. Se ele ficar muito agitado ou estressado depois, talvez seja melhor diminuir a frequência.

Meu gato tem uma reação hilária ao catnip! Fica todo bobo. Eu dou um pouquinho umas duas vezes na semana, misturado na ração seca às vezes ou no brinquedo. Ele parece gostar bastante e nunca notei nada de ruim. Acho que é mais uma forma de enriquecer o ambiente deles.

Só um adendo: existem outros tipos de ‘ervas de gato’ que não são o catnip tradicional. O Nepeta cataria é o mais comum e seguro. Se for outro tipo, vale a pena checar a procedência e a indicação para gatos. Mas o catnip mesmo é super tranquilo!

Que legal que seu gatinho curtiu! O catnip é super seguro, não vicia e nem faz mal. Pode dar sem medo! A maioria dos gatos fica doidão mesmo, é super engraçado de ver. :blush:

Na verdade, o efeito do catnip é mais parecido com uma euforia passageira, sabe? Não é como um vício. Alguns gatos nem reagem ao catnip, é normal. Mas pra quem reage, é pura diversão!

Eu dou pro meu gato de vez em quando, tipo uma vez por semana ou a cada 15 dias. Não vejo necessidade de dar sempre. Ele já fica animado com outras coisas, então o catnip é mais um mimo especial.

Concordo com a ninanunes. Dar com muita frequência pode diminuir o efeito, porque eles se acostumam. Melhor usar como um reforço positivo ou um agrado de vez em quando.

O meu gato adora! Ele fica todo bobo, rolando e se esfregando no tapete. É ótimo pra gastar a energia dele, principalmente quando chove e ele não pode sair pra brincar no quintal.

Se o seu gatinho não tem nenhum problema de saúde específico, o catnip é seguro. Mas se você notar alguma reação diferente ou mais forte do que o normal, é bom dar uma pausa e observar.

Eu usei uma vez e o meu gato ficou bem agressivo, rosnando e arranhando. Fiquei assustado e parei de dar. Acho que cada gato reage de um jeito mesmo, né?

Ah, que pena que o seu reagiu assim, vitorlima! Os meus ficam mais bobos mesmo. Se o seu ficou agressivo, talvez seja melhor evitar ou tentar outras ervas que também atraem gatos, como a valeriana.