Tô pensando em castrar meu cachorro, mas ouvi muito por aà que depois de castrado o bicho engorda horrores e fica meio apático, sem vontade de brincar. Isso é mito ou é verdade? Quem já castrou o seu, notou muita diferença no peso e no comportamento?
Oi, ninanunes! Sobre essa questão de engordar, o que eu ouvi é que o metabolismo deles pode diminuir um pouco depois da castração, então a gente precisa ficar mais atento à alimentação e aumentar um pouquinho a atividade fÃsica pra evitar que ele ganhe peso. Não é que engorda sozinho, sabe? É mais controle nosso.
No meu caso, o Thor (um labrador) não engordou nadinha depois de castrado. Ele continua super ativo e brincalhão. Acho que depende muito do cãozinho e do estilo de vida dele antes e depois da cirurgia.
A minha cachorrinha, a Luna, ficou um pouco mais calma depois que castrei, mas ‘boba’ ela não ficou não! Ela ainda corre atrás da bolinha e gosta de brincar, só não fica mais com aquela agitação toda quando vê um outro cachorro macho. Acho que a calma é até boa pra ela.
Eu confesso que fiquei um pouco receoso também com isso de engordar. Dei uma pesquisada e vi que muitos veterinários recomendam uma ração especÃfica para cães castrados, que tem menos calorias. A gente pode conversar com o veterinário pra ele indicar a melhor ração pro seu caso.
O meu cachorro ficou mais tranquilo, mas não apático. Ele ainda gosta de passear e brincar, só não fica mais com aquela marcação de território exagerada. E sobre o peso, vigiando a comida e os passeios, tudo certo por aqui.
Acho que a ‘bobice’ pode ser mais uma percepção nossa de que eles ficam mais calmos, né? Menos impulsivos e mais focados. O meu até ficou mais parceiro nos treinos depois que castrou.
Depende muito do cão. Alguns podem ficar um pouco mais dóceis e menos agressivos, o que pode ser interpretado como ‘bobo’ por alguns. Mas o principal é que a castração ajuda a prevenir várias doenças, então vale muito a pena pensar nos benefÃcios para a saúde dele.
O meu engordou sim um pouco, mas foi porque eu não mudei a quantidade de comida e ele ficou mais preguiçoso. Quando percebi, ajustei a dieta e aumentei os passeios, e ele voltou ao peso normal. A questão do comportamento foi mais para o lado positivo, ficou menos ansioso.