Gente, minha calopsita botou 3 ovos mas ela vive sozinha! Não tem macho nenhum. Ela fica em cima dos ovos o tempo todo, nem sai pra comer direito. Devo tirar os ovos? Li que se tirar ela bota mais. Mas também não posso deixar ela chocar ovo vazio pra sempre né? Quanto tempo deixo? Tô preocupada porque ela tá magrinha de tanto ficar no ninho.
Nossa, que situação! É super comum isso acontecer com as calopsitas, mesmo sem o macho. Elas ficam bastante focadas em chocar os ovos. O que você pode fazer é tirar os ovos aos poucos, sem que ela perceba, assim ela pode entender que não tem mais ovos pra chocar e voltar a comer normalmente. Se tirar de uma vez, às vezes elas botam mais mesmo.
É complicado mesmo ver ela assim, preocupada e sem comer. O ideal é não tirar os ovos de uma vez, como você já leu, para não estimular mais postura. Deixar por umas 2 a 3 semanas é o que geralmente se recomenda. Depois desse período, se os ovos não eclodirem (o que não vai acontecer sem o macho), eles esfriam e ela tende a desistir do ninho.
Nossa, que situação! Acontece sim, às vezes elas botam mesmo sem o macho. O importante é não tirar os ovos de uma vez, pode estressar ela. Deixa lá por uns 15-20 dias. Se ela não chocar nenhum ovo fértil, naturalmente ela vai desistir e voltar ao normal.
Oi! É normal elas botarem mesmo sem o macho, é um instinto delas. Minha calo já fez isso. Eu deixei os ovos lá e depois de umas 3 semanas ela parou de chocar. Tenta oferecer mais comida pra ela, algo mais nutritivo e fácil de comer, pra ela não ficar tão debilitada.
Que chato isso, murilocardoso. Não se desespera. O que você pode fazer é ir tirando os ovos aos poucos, um por dia, bem devagarinho. Assim ela não percebe que sumiu tudo de uma vez e diminui a chance dela botar mais logo em seguida. E como falaram, força na comida pra ela se recuperar!
Realmente, ela pode botar mais se você tirar os ovos muito rápido. O ideal é esperar o ciclo natural. Ela vai perceber que não tem pintinho e vai abandonar o ninho. O que eu faria era enriquecer o ambiente dela, talvez com mais brinquedos e interação pra distrair ela desse instinto.
Olha, já passei por isso. A minha calo botou 4 ovos e também não tinha macho. Eu deixei os ovos lá por umas 3 semanas. Ela ficou bem no ninho, mas ia comer de madrugada. Tenta colocar a gaiola em um lugar mais iluminado durante o dia, isso pode ajudar ela a sair mais do ninho.
É uma chateação mesmo. Quando isso acontece, o ideal é não mexer muito nos ovos. Deixe ela chocar por umas 3 semanas. Depois desse tempo, se ela continuar chocando, aí você pode retirar. E fica de olho na alimentação dela, ofereça frutas e verduras que ela goste.
Nossa, que situação chata! Acontece sim, às vezes elas botam mesmo sem o macho, é a natureza falando mais alto. Minha vizinha passou por isso com a dela. O que ela fez foi tirar os ovos aos poucos, sem que a calopsita visse. Diz que se tirar tudo de uma vez ela pode ficar mais frustrada.
Puxa, murilocardoso! Que susto, né? Minha calopsita também já botou ovo sem ter macho por perto. Eu tirei os ovos e ela botou mais dois. Tentei não tirar de vez, mas fui trocando por uns de plástico que vi na pet shop, pra enganar ela um pouco. Assim ela não se dedica tanto ao choco.
Que dó dessa sua calopsita, tadinha! Ficar sem comer direito é perigoso. Eu já li que o ideal é tirar os ovos de forma gradual, tirando um por dia, pra ela ir perdendo o interesse. E quanto mais rápido você puder tirar, melhor pra ela não ficar esgotada.
Sei como você se sente, é preocupante ver eles assim. Eu não tiraria os ovos de vez. Talvez o que você possa fazer é deixar um ou dois e tirar os outros. E o mais importante, mude a rotina dela, tire o ninho, a grade do fundo da gaiola, mude a alimentação pra algo menos calórico. Isso ajuda a desestimular.
Calma, murilocardoso! É mais comum do que a gente pensa. O ideal é não deixar ela chocar por muito tempo mesmo, porque gasta muita energia. Tenta ir trocando os ovos por uns de gesso ou madeira. Se não tiver, pode marcar os ovos com um giz e ir furando eles de leve, assim ela perde o interesse mais rápido. O que não pode é deixar ela desnutrida.
Uma amiga veterinária me disse que o ideal é não tirar os ovos de uma vez, senão ela bota mais. O que ela costuma fazer é ir tirando os ovos, um ou dois por dia, e ir diminuindo a quantidade de comida rica em cálcio e proteína. Assim ela vai se desinteressando naturalmente.
Oi murilocardoso! Minha calopsita botou um ovo no chão da sala uma vez, sem ter macho. Eu tirei na hora e ela nem ligou. Mas ela era jovem ainda. O que a veterinária me recomendou foi justamente não deixar ela chocar, porque isso gasta muita energia e ela fica esgotada. Talvez seja bom ir tirando os ovos aos poucos, sabe?
Poxa, que situação chata! Uma dica que já ouvi é de não tirar os ovos de uma vez só, pra ela não ficar chocando eternamente. O que algumas pessoas fazem é deixar um ou dois ovos e ir tirando os outros aos poucos. E tenta mudar a rotina dela, viu? Mudar a comida, tirar a casinha, sei lá, pra ver se ela se distrai.