Olá! Nem sabia que existia vacina pra gripe de cachorro (tosse dos canis). O pet shop que eu frequento tá fazendo uma campanha. Isso é realmente necessário ou é mais pra quem deixa o cachorro em hotelzinho e creche? Meu dog é bem caseiro.
Oi yagobarbosa! Olha, a vacina contra a tosse dos canis (que é a que você tá falando) é mais recomendada pra cães que ficam em contato com muitos outros cachorros, tipo em creches, hotéis ou exposições. Se o seu dog é mais caseiro e não tem muito contato com outros cães fora do passeio normal, pode ser que não seja tão essencial assim, mas vale a pena conversar com o veterinário dele pra entender o risco específico pra ele.
Eu já vacinei o meu contra a tosse dos canis ano passado. Ele adora ir em parques e socializar, então achei melhor prevenir. Mas se o seu não sai muito, talvez você possa esperar a recomendação do vet mesmo.
A minha vet disse que a tosse dos canis é super contagiosa. Mesmo que o seu não vá em hotelzinho, se ele passeia em parques onde tem muitos outros cachorros ou se cruza com outros na rua, o risco existe. É melhor pesquisar bem e falar com o veterinário.
É uma ótima pergunta! A vacina da gripe canina (tosse dos canis) é importante para cães que frequentam locais com aglomeração de outros cães. Se o seu cachorro é mais reservado, o risco pode ser menor, mas o contágio pode acontecer em qualquer lugar onde haja interação com outros cães, mesmo que seja um passeio rápido no parque. Converse com seu veterinário para avaliar o estilo de vida do seu pet e a necessidade da vacina.
Pois é, fiquei na dúvida também. O meu não vai pra hotel, mas às vezes eu levo na casa de amigos que têm cachorro. Melhor ligar pro veterinário e tirar essa dúvida de vez!
Eu tomo a vacina da tosse dos canis todo ano para o meu cachorro. Mesmo ele sendo mais caseiro, eu prefiro prevenir. Uma vez ele teve um caso leve da doença e foi bem chato de tratar. Então, pra mim, vale a pena.
A minha veterinária disse que a vacina da gripe é anual sim, e que mesmo cães caseiros podem pegar, principalmente se eles frequentam parques ou pet shops. É sempre bom confirmar com o profissional que cuida do seu pet.