Final de ano e jogo de futebol são um inferno aqui em casa. Meu cachorro fica desesperado com o barulho dos fogos, se treme todo, baba, tenta se esconder. É de cortar o coração. Existe algum remédio, alguma técnica que ajude a acalmar ele nessas horas?
Oi luna! Nossa, sei bem como é isso, meu labrador ficava do mesmo jeito. O que mais me ajudou foi criar um ‘porto seguro’ pra ele. Um cantinho na casa onde ele se sente protegido, sabe? Com a caminha dele, uns brinquedos e uma manta que ele goste. Eu coloco música clássica baixinha pra disfarçar o barulho, tem gente que usa ruído branco também.
Eles ficam muito aflitos mesmo, coitadinhos. Já tentou usar aqueles coletes calmantes? Tem uns que fazem tipo uma pressão suave no corpo do cachorro, como se fosse um abraço, e isso ajuda a diminuir a ansiedade. Pode parecer bobagem, mas funciona pra alguns!
Luna, eu conversei com o veterinário do meu cachorro e ele receitou um calmante leve pra usar em situações assim. Não deixa ele dopado, só mais tranquilo mesmo. É bom pedir a opinião do vet, né? Cada caso é um caso.
Uma coisa que eu aprendi é nunca forçar o cachorro a sair do esconderijo dele. Deixa ele ir onde ele se sente seguro. E evite fazer muito alarde, como se nada estivesse acontecendo, pra ele não sentir que tem algo realmente perigoso acontecendo.
Já pensou em fazer dessensibilização? É um trabalho a longo prazo, mas ajuda muito. Consiste em expor o cachorro gradualmente a sons de fogos (em volume bem baixo) e associar a coisas boas, como petiscos e brincadeiras. Tem que ter paciência, mas os resultados são ótimos!
Eu uso um difusor de feromônios calmantes em casa. Não é um remédio, mas ajuda a criar um ambiente mais tranquilo pra ele. Junto com o cantinho seguro que o ryansilveira falou, deu uma melhora considerável.
Luna, meu poodle também tem pavor! Uma coisa que funciona para mim é distrair ele com algo que ele ama muito, tipo um brinquedo recheado com pasta de amendoim ou um petisco super especial. Tento fazer ele focar naquilo ao invés do barulho.
Sei como é, Luna. É muito ruim ver eles sofrendo assim. Outra coisa que funciona pra mim é tentar manter a calma. Se a gente fica super ansioso, eles percebem e ficam pior. Tenta respirar fundo e agir normalmente perto dele.