Gente, eu moro em apartamento e tô com o coração partido (e com medo de receber multa do condomínio). Toda vez que eu saio, meu cachorro começa a chorar e uivar. Já tentei deixar brinquedo, TV ligada… nada funciona. Alguém tem alguma dica pra ansiedade de separação?
Oi! Que situação chatinha, imagino a sua angústia. O meu também fazia isso no começo. Uma coisa que ajudou muito foi criar uma rotina bem estabelecida pra ele. Saber o que esperar ajuda a diminuir a ansiedade. Tenta passear bem antes de sair, gastar a energia dele!
Essa ansiedade de separação é clássica. Já tentou aquela caminha ou manta com o cheiro de vocês? Às vezes, ter algo familiar por perto faz uma diferença enorme. E tem uns difusores de feromônios que vendem em pet shops, dizem que ajudam a acalmar.
O meu latia sem parar! Mudei a forma de sair e chegar. Antes eu dava um super beijo de despedida, agora só um tchau rápido, sem muito alarde. Quando chego, também espero uns minutinhos antes de cumprimentar. A ideia é não fazer da sua saída ou chegada um grande evento.
Investiga se não é tédio também. Tenta uns brinquedos que dispensam comida, aqueles que ele precisa se esforçar pra pegar. E talvez uns mordedores mais duráveis pra ele se distrair. Pra mim, funcionou intercalar os brinquedos pra não enjoar.
Falar com um adestrador que trabalha com modificação comportamental pode ser uma ótima ideia. Eles sabem exatamente como dessensibilizar o cão a ficar sozinho, começando com intervalos bem curtos e aumentando gradualmente.
Já pensou em deixar um rádio ligado? Com voz humana, parece que fica menos solitário pra eles. Não sei se é regra, mas no meu caso ajudou um pouco. E reforça muito quando ele fica quietinho, mesmo que por pouco tempo.
Que pena que tá passando por isso! Uma dica que me deram é não sair de casa e voltar com muita bagagem ou barulho. Tipo, joga a mala longe, tenta pegar a chave sem fazer alarde. O objetivo é que a sua saída seja o mais discreta possível.
Essa questão do condomínio é chata mesmo. Talvez criar uma associação positiva com a sua saída? Deixa um petisco super especial, algo que ele só ganha quando você sai. Assim ele associa a sua saída com algo bom.