Ela joga comida e pena o tempo inteiro. Faço limpeza 2x ao dia, mas ainda tá zoado. Qual rotina eficiente consigo fazer?
Nossa, imagino a correria! Com cacatuas é assim mesmo, né? Uma coisa que eu faço com a minha é colocar uma toalha ou um plástico embaixo da gaiola, principalmente na hora das refeições. Ajuda a pegar o grosso da sujeira.
Duas limpezas por dia parece bastante, mas pra cacatua é o normal! Talvez você possa otimizar o jeito de limpar. Usa um aspirador pequeno pra pegar as penas e a comida que cai fora, e depois passa um pano úmido com um produto específico pra aves.
Eu já testei umas bases de gaiola maiores e mais altas, sabe? Ajuda a conter a sujeira jogada pra fora. E também faço um ‘banho de pena’ na minha cacatua uma vez por semana, com um spray próprio. Diminui bastante o que ela solta depois.
Eu dou uma olhada no chão e na gaiola logo depois de cada refeição dela. É nesse momento que ela mais faz bagunça. Aí tiro o grosso e faço uma limpeza mais pesada no fim do dia. Consistência é tudo!
Já pensou em usar aqueles forros de jornal ou papel toalha no fundo da gaiola? Eu troco umas 3 vezes ao dia, dependendo da bagunça. É mais prático do que lavar o fundo da gaiola toda hora.
Minha vizinha usa umas ‘saias’ pra gaiola, feitas de tecido ou plástico, que cobrem a parte de baixo. Parece que ajuda bastante a segurar a sujeira que voa. Talvez valha a pena procurar ou fazer uma!
Eu faço o seguinte: uma limpeza superficial de manhã e à noite, trocando o papel do fundo e limpando os comedouros/bebedouros. Uma vez por semana faço uma limpeza mais geral, lavando a gaiola e os poleiros com água e um desinfetante seguro pra aves.
Acho que o segredo é justamente a frequência. Se você puder fazer limpezas rápidas a cada 2 ou 3 horas, tirando o que ela jogou pra fora, pode ser que acumule menos sujeira pra limpeza maior. E use luvas, pra não ter contato direto!