Ele vive só de petisco, quase não come ração seca. Será birra ou eu que estraguei? O que fazer pra normalizar?
Nossa, que situação! Minha cachorrinha também fez isso uma vez. Eu comecei a misturar um pouquinho de patê para cães na ração seca, pra ver se ela se interessava. Aos poucos fui diminuindo o patê e aumentando a ração.
Tenho um Beagle também e eles são teimosos pra comer viu? Tenta não dar petisco em horários próximos da refeição. Se ele não comer a ração, retira e só oferece de novo na próxima refeição, sem petisco no meio. É difícil, mas funciona!
Comigo aconteceu algo parecido com meu bulldog. Descobri que a ração estava meio velha, sabe? Talvez a ração dele não esteja tão fresca ou o sabor enjoou. Vale a pena conferir a validade e a qualidade da ração que você usa.
A minha shih tzu era igualzinha! Uma coisa que ajudou foi molhar um pouquinho a ração com água morna. O cheiro fica mais forte e às vezes estimula o apetite. Mas se persistir, pode ser bom dar uma olhada no veterinário, pra descartar qualquer problema de saúde.
Eu já ouvi dizer que Beagles podem ser bem gulosos e desenvolver um paladar mais exigente se a gente não tiver cuidado. Que tal tentar colocar a ração no comedouro interativo? Assim ele se diverte um pouco pra pegar a comida, pode despertar o interesse.
Entendo sua preocupação, Joaquim! Talvez seja o momento de introduzir uma ração úmida de boa qualidade, misturada com a seca, pra tornar mais palatável. Ou um sachê para cães, bem pouquinho, só pra dar um aroma.
Será que ele está comendo muito petisco fora de hora? O meu cachorro ficava esperando o petisco e ignorava a ração. Tentei dar petiscos menores e só como recompensa por algum comando ou bom comportamento.
Meu pastor alemão só come ração quando ela está quentinha, parece bobagem, mas o calor libera o aroma. Tenta colocar um pouquinho de água morna na ração dele. Se não der certo, pode ser o caso de experimentar outra marca de ração.