Tenho visto muita gente falando sobre dar comida de verdade (Alimentação Natural) pros cachorros e tô bem interessada em tirar meu cão da ração. Mas parece tão complicado… tem que calcular tudo, suplementar… Alguém que já faz pode me dar uma luz de por onde começar?
Oi, cauamota! Que legal que você tá pensando em AN! Realmente, no começo parece um bicho de sete cabeças, mas é mais tranquilo do que parece. O segredo é começar aos poucos e se informar bastante. Já deu uma olhada em grupos específicos de AN para cães no Facebook? Tem muita gente compartilhando experiência e até planilhas de exemplo.
Concordo com a mariaclara! O mais importante é a segurança alimentar do seu cão. Comecei com um veterinário nutrólogo que me ajudou a montar a primeira dieta. Ele explicou os tipos de carne, a proporção de vegetais e a necessidade de suplementação de cálcio. Vale a pena o investimento no começo pra ter certeza que tá fazendo certo.
Eu comecei fazendo em casa, pesquisei muito sobre as proporções de proteína, gordura e carboidrato. Usei umas calculadoras online que ajudam bastante a ter uma base. Comecei misturando um pouco da AN com a ração pra ele se adaptar, sabe? Aos poucos fui aumentando a quantidade da comida caseira.
Pra mim, o mais difícil foi a organização. Separar os dias de preparo, cozinhar em maior quantidade e congelar porções. Mas depois que vira rotina, ajuda muito. Comecei com carnes cozidas e legumes amassados, sem tempero nenhum, claro.
Uma dica que me ajudou muito é não ter medo de errar. O meu cachorro teve uma fase de fezes mais moles quando comecei, mas fui ajustando a quantidade de fibra e deu certo. O importante é observar seu cão de perto, como ele reage a cada tipo de alimento.
Eu acho que o mais importante é escolher ingredientes de qualidade. Carnes frescas, legumes orgânicos, se possível. E sempre observar a reação do pet. Se ele tiver qualquer sintoma diferente, como vômito ou diarreia, procure um veterinário o quanto antes.
Uma coisa que pode facilitar é já comprar os ingredientes em quantidade e preparar tudo de uma vez pra semana. Deixar porcionado e congelado. Assim, quando for a hora da refeição, é só descongelar. Economiza um tempão!