Alergia alimentar ou atopia? Como diferenciar?

Minha cachorra se coça o dia inteiro e já trocamos de ração várias vezes, mas nada melhora 100%. O veterinário está em dúvida entre alergia alimentar e atopia (alergia a coisas do ambiente). Como a gente descobre a causa real? Existe algum exame pra isso?

Oi, Vitor Hugo! Que chato isso da sua cachorrinha se coçando tanto. Eu passei por algo parecido com meu gato. A gente tentou várias rações hipoalergênicas e nada resolvia 100%.

No caso da alergia alimentar, o veterinário costuma recomendar uma dieta de eliminação. Você dá uma ração com uma única fonte de proteína que ela nunca comeu antes (tipo cordeiro ou peixe) por umas 8 a 12 semanas. Se a coceira melhorar, é um forte indício de alergia alimentar.

A atopia é mais complicada porque a gente não pode tirar ácaro de poeira ou pólen da casa, né? Mas o veterinário pode observar o padrão da coceira. Geralmente, na atopia, a coceira piora em certas épocas do ano ou em ambientes específicos.

Existem sim exames! Chamados de testes alérgicos, que podem ser feitos na pele ou no sangue. Eles identificam a sensibilidade a alérgenos ambientais comuns, como pólen, ácaros, mofo, e até alguns alimentos.

Mas o teste de alergia alimentar, o de dieta de eliminação, é considerado o padrão ouro, sabe? Porque o resultado é mais direto: melhora ou não melhora.

Uma coisa que pode ajudar a diferenciar é onde a coceira se manifesta. Na atopia, é mais comum ter coceira nas patas, focinho, orelhas e barriga. Na alimentar, pode ser mais generalizada ou em outras áreas também.

É importante conversar bem com o veterinário sobre isso. Ele pode te orientar sobre qual caminho seguir primeiro, dieta de eliminação ou já partir para os testes alérgicos.

Nossa, quanta informação útil! Muito obrigado! Vou conversar com meu veterinário sobre a dieta de eliminação e os testes. Espero que a gente consiga descobrir o que está incomodando tanto ela.