Ouvi falar de um método de adestramento com um aparelhinho que faz “click”. Parece interessante. Alguém aqui já usou? É fácil de um leigo aprender a usar ou precisa de curso? Realmente acelera o aprendizado do cachorro?
Oi, Maria Clara! Eu já usei o clicker com a minha cachorra e achei que funcionou super bem! É um jeito de marcar o exato momento em que ela faz o que eu quero.
É bem tranquilo de aprender, viu? Basicamente, você associa o ‘click’ a um petisco. Aí, quando o cachorro fizer o comportamento certo, você clica e dá o petisco. Rapidinho ele entende que o click significa ‘você acertou!’
Eu achei que acelerou bastante o aprendizado, sim! Principalmente pra ensinar truques mais complexos. O clicker é mais preciso que só a voz pra indicar o acerto.
Pra aprender a usar o clicker em si, não precisa de curso, não. Mas um bom adestrador pode te dar umas dicas de como otimizar o uso dele, o que é bem válido.
É uma ferramenta muito positiva! Não tem nada de punição, só recompensa. Meu cachorro adorava quando eu pegava o clicker, já ficava todo animado pra fazer as coisas.
Uma coisa legal é que o clicker pode ser usado em várias situações, não só em casa. Você pode levar pra passear e reforçar comportamentos bons na rua também.
Acho que o segredo é a consistência. Clicar sempre no momento certo e oferecer o petisco logo em seguida. No começo parece meio robótico, mas depois vira natural.
Que ótimo ler essas experiências! Fico mais animada pra testar com o meu. Obrigada pelas dicas, pessoal!