Meu cachorro está precisando de umas aulas de bons modos e pensei em contratar um adestrador. Mas como saber se o profissional é bom? Que tipo de método ele deve usar? Adestramento positivo é o melhor mesmo? O que devo perguntar?
Oi, Thales! Que legal que você tá buscando um adestrador. Pra mim, o mais importante é ver se o profissional usa o reforço positivo. Nada de gritar ou usar punição física, sabe? Eles devem focar em recompensar o bom comportamento.
Vale a pena perguntar sobre o tipo de material que ele usa. Se for algo que possa machucar o cachorro ou causar desconforto, já é um sinal de alerta.
Uma dica é pedir para assistir a uma aula de demonstração, se for possível. Assim você vê o método na prática e como ele interage com os cães.
Concordo com o Gustavo! Pergunta sobre a experiência dele com a raça do seu cachorro e se ele tem alguma certificação. Isso mostra que ele se dedicou a estudar a área.
Eu sempre pergunto sobre as instalações também. Se o local onde ele treina é limpo, seguro e adequado para os cães.
Sei que tem gente que gosta de métodos mais tradicionais, mas eu fico com o positivo. É muito mais gentil e parece que o cachorro aprende mais feliz assim, sem medo.
Eu procurei um adestrador que me ensinasse a ensinar meu cachorro, sabe? Tipo, ele não faz tudo sozinho, ele me mostra como eu posso reforçar os comandos em casa. Isso pra mim foi fundamental.
Ah, e o mais importante: veja se você se sente confortável com o profissional. A comunicação entre você, seu cachorro e o adestrador tem que ser boa!