Faço a limpeza de casa com água sanitária e desinfetantes comuns. Depois que meu gato chegou, fico com medo de intoxicar ele, que vive se lambendo e deitando no chão. Quais produtos de limpeza são seguros para quem tem animais?
Nossa, que bom que você se preocupou com isso! Eu também fico nessa agonia. O ideal é evitar ao máximo os produtos com cheiro forte, como água sanitária e desinfetantes à base de amônia. Os gatos são muito sensíveis a esses componentes. Eu comecei a usar produtos de limpeza à base de vinagre ou álcool, diluídos em bastante água. Sempre depois da limpeza, eu passo um pano úmido com água pura no chão para tirar qualquer resíduo.
Também me preocupava com isso quando adotei minha cachorrinha. O que eu faço é o seguinte: limpo os cômodos onde ela mais fica com produtos neutros, sem perfume e sem corantes. Existem marcas específicas para donos de pets no mercado, que são ótimas! E o principal: sempre limpo e depois ventilo bem o ambiente por um tempo antes de deixá-la circular. Assim, o cheiro forte some e os resíduos evaporam.
Que bom que você perguntou isso, enzosilveira! Eu já passei por isso. O que funciona pra mim é usar panos úmidos com álcool 70% ou produtos à base de peróxido de hidrogênio (água oxigenada diluída). Eles limpam bem e são menos agressivos. Mas a dica de ouro é: se puder, use produtos específicos para lares com pets. São mais caros, mas a tranquilidade não tem preço!
Eu uso muito vinagre branco diluído em água pra limpar o chão e até pra tirar manchas. O cheiro some rápido e não faz mal pra eles. Outra dica é usar bicarbonato de sódio pra tirar odores e fazer uma limpeza mais profunda. Agora, água sanitária e desinfetantes com cheiro forte, eu só uso em áreas externas e com os pets bem longe, e depois ainda passo um pano com água pra garantir.
Eu tive um susto uma vez com meu cachorro. Ele ficou com as patas irritadas depois que limpei a casa com um desinfetante comum. Desde então, só uso produtos hipoalergênicos e sem perfume. Se não acho, faço uma mistura de água com um pouquinho de sabão neutro e limpo. O importante é sempre enxaguar bem e deixar secar antes de eles terem contato.
Olha, a minha veterinária me deu uma lista de substâncias a evitar: amônia, cloro, fenol, ftalatos e fragrâncias sintéticas fortes. Ela recomendou usar sabão de coco neutro diluído, álcool isopropílico ou até mesmo produtos enzimáticos que quebram odores e sujeiras. E sempre manter os bichinhos longe da área recém-limpa até secar completamente!
Pra desinfetar, eu uso água morna com um pouco de vinagre de álcool. Remove bem a sujeira e o cheiro não incomoda os meus gatos. Já pra tirar manchas e desodorizar, bicarbonato de sódio é um salva-vidas! Lavo o chão com água e sabão neutro, e depois ainda passo um pano com essa mistura de vinagre. O importante é não exagerar e ventilar tudo.