Ouriço-pigmeu com espinhos caindo, é normal?

Ele está soltando muitos espinhos e parece desanimado. Isso acontece em muda ou pode ter deficiência alimentar?

Oi Lavinia! Que preocupação com seu ouriço. A queda de espinhos pode ser normal sim, especialmente em fases de muda. Geralmente acontece umas 2 vezes por ano, eles trocam os espinhos mais velhos pelos novos. Mas se ele está desanimado, vale a pena ficar de olho.

Oi lavinialima! Perdi um ouriço que tinha espinhos caindo, era muda mesmo. Mas se ele tá desanimado, aí é bom investigar. Já levou no vet?

Ouriço com espinhos caindo pode ser normal em certas épocas, tipo muda. Mas o desânimo junto me deixaria preocupado também. Talvez seja bom dar uma olhada na ração, ver se tá tudo ok.

A muda de espinhos em ouriços costuma ser gradual, não acho que todos caem de uma vez. Se ele tá desanimado, pode ser algo mais sério mesmo. Vet é o melhor caminho.

Lavinialima, eu já passei por isso com meu ouriço. A queda de espinhos pode sim ser muda, mas o desânimo e a queda excessiva podem indicar estresse ou alguma deficiência. Observa se tem algo mudando no ambiente dele.

Olha, quando meu ouriço soltou muitos espinhos de uma vez, era estresse. Mudei a rotina dele, dei mais atenção e melhorou. Mas o desânimo é um sinal de alerta, não ignora.

É bom verificar a alimentação sim! Às vezes falta alguma vitamina ou mineral. Levar no veterinário de exóticos é super importante nesse caso, eles sabem identificar o problema direitinho.

Meu ouriço perdeu muitos espinhos uma vez e era ácaro! Coisa rápida de resolver com o vet. O desânimo pode ser sintoma de muita coisa, então melhor não arriscar.

Recomendo fortemente uma consulta com um veterinário especializado em animais exóticos. Eles poderão te orientar sobre a muda, a alimentação e se há algum outro problema de saúde.