Mudar a ração do cachorro do nada faz mal?

Galera, a ração do meu cachorro tá acabando e eu queria experimentar uma nova que vi na promoção. Posso simplesmente comprar a nova e já colocar no pote dele ou tem que fazer alguma coisa antes? Tenho medo de dar piriri nele. Como vocês fazem essa troca?

Opa, alanajesus! Olha, eu nunca troco a ração do meu de uma vez só. Dizem que pode dar uns ‘embuchamentos’ ou diarreia mesmo. O que eu faço é misturar a ração antiga com a nova, aos poucos. Tipo, uns 3 dias misturando mais a antiga, depois mais a nova, sabe? Vai aumentando a quantidade da nova gradualmente.

Eu também sou super cautelosa com isso! O estômago deles é sensível. Meu veterinário me indicou fazer a troca ao longo de uma semana. Comecei misturando 25% da nova com 75% da antiga, depois 50/50, depois 75/25 e só aí mudei totalmente. Nunca tive problema assim.

Concordo com o pessoal! É melhor ir devagar. Meu dog é sensível pra caramba, se eu mudo a ração de repente, ele fica com o cocô mole. Faço essa transição gradual, misturando tudo por uns 5 a 7 dias. A promo é boa, mas a saúde do pet é mais importante, né?

Eu já tentei trocar direto uma vez e deu ruim mesmo, igual você tá pensando. O bichinho passou mal. Agora eu sigo a regra de ouro: misturar as duas rações, aumentando a nova aos poucos. Assim o sistema digestivo dele se acostuma melhor.

Exatamente, alanajesus! Não se deve trocar de ração do nada. É uma transição lenta que você precisa fazer. Se o seu cachorro tem um estômago mais sensível, pode demorar até 10 dias a troca completa. Essa promoção pode ser uma armadilha se ele passar mal depois!

Uma dica que funciona pra mim: se a ração nova for muito diferente da antiga (tipo, mudar de grão, sabor, ou ingredientes principais), eu faço a troca ainda mais devagar. Às vezes até faço essa misturinha por mais tempo, pra garantir.

Super recomendo fazer a troca gradualmente! É o melhor para evitar problemas gastrointestinais. Se você ver qualquer sinal de que ele não está se adaptando bem (vômito, diarreia, falta de apetite), volte para a ração antiga e consulte o veterinário.