Meu gatinho foi diagnosticado com asma felina. Às vezes ele tem umas crises de tosse que parece que está engasgado. Além da bombinha, tem algo que eu possa fazer em casa pra diminuir a frequência dessas crises? Mudar a areia, usar umidificador?
Nossa, sinto muito pelo seu gatinho! As crises de asma podem ser bem assustadoras mesmo. Aqui em casa, percebi que usar uma areia de sílica, sem perfume, ajudou bastante a diminuir a irritação. E umidificador de ar no ambiente onde ele mais fica fez uma diferença enorme também, principalmente nos dias mais secos.
Oi! Que situação chata, mas parabéns por estar buscando alternativas. Lembro que meu veterinário recomendou evitar totalmente produtos com cheiro forte perto dele, sabe? Tipo, nada de aromatizadores de ambiente, desodorizador de caixinha, e até mesmo desinfetantes com cheiro forte. Acredita que até o perfume que eu usava parecia incomodar?
O meu gato também tem asma. As crises dele se parecem exatamente com o que você descreveu. O que o veterinário me indicou, além da medicação, é tentar manter a casa o mais livre de poeira possível. Aspirar com frequência, tirar o pó dos móveis e até lavar as caminhas dele regularmente. Acho que ajuda a diminuir os gatilhos.
Eu uso um umidificador no quarto dele 24/7. Não sei se é a única coisa, mas notei que as crises ficaram menos intensas depois que comecei a usar. E sempre dou preferência para produtos de limpeza hipoalergênicos e sem cheiro.
Já tentou mudar a ração? Às vezes, algumas alergias alimentares podem piorar os sintomas respiratórios. Não sei se é o caso da asma, mas meu vet me deu essa dica e achei que ajudou meu gatinho a se sentir melhor no geral.
Além de tudo que já falaram, que são ótimas dicas, eu tento manter meu gato o mais calmo possível durante as crises. Não forço brincadeiras ou carinhos se ele não quiser, para não esforçar mais a respiração dele. Só fico por perto, oferecendo conforto.
Confirmação sobre a areia: meu gato também tem asma e a transição para areia de sílica, sem perfume e com grânulos finos, foi um divisor de águas. Evita aquela poeirinha que levanta quando ele cava.
Fico pensando se você já tentou fisioterapia respiratória? Não sei se é comum para gatos, mas para humanos funciona muito bem. Talvez seja algo para perguntar ao veterinário, quem sabe não existe alguma técnica que ajude a expandir os pulmões dele.