Gente, meu filhote parece um piranha! Morde minha mão, meu pé, o pé da mesa, o chinelo… TUDO! Eu sei que é por causa dos dentes, mas às vezes dói. Isso é uma fase que passa? Como eu faço pra ele parar com essa mania de morder a gente?
Super normal! Os filhotes nessa fase estão trocando os dentes e sentem muita coceira e incômodo na gengiva. Morder ajuda a aliviar isso. Mas não se preocupe, essa fase passa!
É bem comum mesmo, Gustavo. A dica é redirecionar essa mordida. Tenha sempre brinquedos próprios para ele morder à mão. Quando ele morder algo que não deve, tire o objeto e ofereça um brinquedo no lugar.
Ah, o meu cachorro era assim! Eu comecei a usar sprays de sabor amargo em alguns móveis e objetos que ele costumava roer. Não é para machucar, só para desincentivar. Deu super certo!
O importante é não desistir de ensinar. Quando ele morder sua mão ou pé, faça um barulho agudo (tipo ‘Ai!’) e retire a mão rapidamente. Ele vai associar a mordida à perda da brincadeira e ao incômodo.
Exercitar o filhote também ajuda muito! Um cachorro cansado tende a morder menos. Leve para passear, brinque bastante com ele durante o dia.
Outra coisa que funcionou para mim foi dar ossinhos e mordedores específicos que ele pode roer à vontade. Existem uns de borracha que são bem resistentes e ajudam a aliviar a vontade de morder.
Tenha paciência, Gustavo! É uma fase que exige muita dedicação e consistência. Com o tempo e as estratégias certas, ele vai aprender a controlar essa impulsividade.
E quando ele morder certo (o brinquedo), faça bastante festa e dê um petisco! Reforço positivo é fundamental para ele entender o que você espera dele.