As nadadeiras estão desfiadas há 2 dias, a água está limpa. Devo usar tratamento antifúngico ou trocar água com frequência?
Poxa, que chato isso com seu betta! Nadadeiras desfiadas podem ser fungo mesmo, mas também pode ser briga com outro peixe (se tiver) ou até a qualidade da água. Você notou alguma manchinha branca ou aspecto de algodão nelas?
Oi gustavohenrique! Complicado isso. Às vezes o desfiado é por algo mecânico, tipo o peixe se enroscar em alguma planta ou enfeite pontudo do aquário. Você tem algum desses no aquário dele?
Fungo é uma possibilidade, mas antes de sair medicando, eu faria um teste de amônia e nitrito pra ter certeza da qualidade da água. Mesmo que pareça limpa, às vezes os parâmetros tão alterados e isso estressa o peixe e causa esses problemas.
Se for fungo, o tratamento antifúngico ajuda. Mas também recomendo trocar 20-30% da água a cada 2 dias pra dar uma força na recuperação e manter o ambiente saudável. A água limpa é fundamental!
Você chegou a ver se ele tá comendo normalmente? Um peixe estressado ou doente pode ter a nadadeira afetada. E a temperatura da água tá estável? Betta gosta de água mais quentinha, em torno de 26-28°C.
Eu usei um antifúngico uma vez e resolveu, mas o meu betta também estava com umas pontinhas brancas. Se você tiver como isolar ele em um aquário hospital, seria o ideal pra aplicar o tratamento sem afetar outros possíveis habitantes.
Se não tiver certeza que é fungo, pode tentar um tratamento com condicionador de água que também tem propriedades que ajudam a cicatrizar e proteger as nadadeiras. E diminuir a correnteza do filtro, se tiver, pra ele não se machucar mais.
Uma dica que me passaram é colocar um pouco de açafrão da terra (cúrcuma) na água. Parece estranho, mas ajuda a desinfetar e tem propriedades anti-inflamatórias. Claro, em pouca quantidade e depois de pesquisar direitinho como usar em aquário.