Filhote de husky rosna quando como, é normal?

Quando como perto dele, ele rosna e se afasta agressivo. Li que pode compulsão por comida. Como corrigir isso?

Oi marianaoliveira! Meu golden fazia isso quando filhote também, era super estressante. Geralmente é um sinal de possessividade com a comida, ou insegurança. Compulsão é uma possibilidade, mas o mais comum é a disputa por recursos. Tenta não chegar muito perto dele na hora que ele está comendo, e também não tire o prato dele de repente. Deixe ele comer tranquilo.

Opa, marianaoliveira! Esse comportamento pode ser normal em alguns filhotes, mas é bom ficar de olho. Geralmente é um sinal de ‘proteção de recursos’, ele pode estar sentindo que você vai pegar a comida dele. Não é necessariamente compulsão, mas sim uma insegurança. Tenta oferecer petiscos da sua mão enquanto você come, de forma calma, pra ele associar sua presença à algo positivo e não a uma ameaça.

Oi, marianaoliveira! Eu já passei por isso com meu primeiro husky. O meu rosna quando eu chego perto dele na hora da refeição. O que funcionou pra mim foi criar um ambiente calmo na hora da alimentação, sem barulhos ou aproximação. Depois de um tempo, comecei a jogar um petisco na tigela dele enquanto ele comia, pra ele entender que eu posso adicionar coisa boa e não tirar. Paciência é chave!

Mariana, eu acho que o mais importante é não reforçar o comportamento dele. Se ele rosnar, não insista em ficar perto, nem brigue com ele. Apenas se afaste calmamente. Com o tempo, ele vai entender que você não é uma ameaça. Já tentou fazer ele comer em outro cômodo separado de você quando for a hora da refeição?

Esse rosnado pode ser uma forma dele dizer ‘me deixa em paz’ na hora da comida. Não quer dizer que ele é agressivo, apenas que ele se sente desconfortável. Tenta sempre interagir com ele antes de dar a comida, faz ele sentar, espera ele se acalmar e depois oferece a tigela. E nunca tire a comida dele de forma abrupta.

O meu cachorro fazia isso! Eu percebi que ele ficava mais tranquilo se eu dava a comida e me afastava, deixando ele comer em paz. Só voltava quando ele terminava. E de vez em quando, jogava um pedacinho de frango cozido sem tempero na tigela dele. Ele adorava! E foi diminuindo os rosnados.

Mariana, o meu husky filhote também rosna quando estou perto da comida dele. Eu não sei se é compulsão ou não, mas o veterinário me disse que é comum em filhotes que estão aprendendo sobre limites. Ele me indicou o ‘treino de valorização do dono’. Consiste em fazer o cão associar o dono a coisas boas. Por exemplo, enquanto ele come, eu jogo um petisco muito saboroso na tigela dele, e depois volto a tirar.

Pode ser ‘resource guarding’, que é a proteção de recursos. É comum mesmo! Tenta introduzir o comando ‘larga’ ou ‘deixa’ quando ele estiver com a comida, oferecendo algo muito mais valioso em troca, como um petisco super gostoso. Assim ele aprende que entregar o que ele tem pra você vale a pena. E nunca repreenda o rosnado, só o ignore e se afaste.