Vi anúncios de sagui vendendo. Queria saber se isso é permitido, precisa de documentação ou se corre risco de multa?
Eita, que pergunta interessante! Então, a coisa para sagui é bem complicada. Pelo que sei, para ter um primata como sagui, você precisa de uma autorização bem específica do IBAMA. Não é como ter um cachorro ou gato, sabe? O pessoal que vende por aí, muitas vezes, está fazendo algo irregular e você pode ter problema com a lei e até ser multado. Fora que o bem-estar do bichinho é outra coisa que me preocupa muito nesses casos.
Nossa, que perigo! Imagina comprar um bichinho assim e depois ter que se desfazer dele ou pagar multa. :// Acho que o melhor é evitar, mesmo que pareça tentador ver eles à venda. A lei é bem rígida com animais silvestres, e com razão, né?
Pelo que já pesquisei sobre isso, não é legal ter sagui como pet sem a devida autorização. Eles são animais silvestres e o comércio irregular é crime ambiental. Se você realmente tem interesse, o caminho é procurar um criadouro legalizado e com toda a documentação em dia, mas mesmo assim, eles exigem um espaço e cuidados bem específicos, diferente dos pets domésticos que estamos acostumados.
Eu vi uma reportagem sobre isso uma vez. Eles falaram que mesmo com autorização, é muito difícil dar a qualidade de vida que um sagui precisa em cativeiro. Eles são animais sociais, precisam de muito espaço e estímulo. É melhor admirar eles na natureza ou em locais autorizados que cuidam deles, como zoológicos e centros de reabilitação.
É cilada, amigo! Tenho um amigo que se meteu nessa e teve que entregar o sagui dele para o IBAMA e ainda levou multa. A gente se afeiçoa, mas a lei é a lei, e para esses animais o esquema é outro completamente. Pesquise bem antes de qualquer coisa!
Complicado mesmo. Acho que o mais importante é pensar no animal. Será que eles são felizes vivendo em uma casa, presos? Tenho minhas dúvidas. É melhor respeitar o espaço deles na natureza.
Se for anunciado por aí sem nenhuma referência de instituição credenciada, com certeza é ilegal. O IBAMA tem um sistema de registro para quem tem animais silvestres, mas é um processo burocrático e voltado para quem realmente pode oferecer as condições ideais para a espécie. Para a maioria das pessoas, a resposta é não.