Doença do carrapato: quais os sintomas de erliquiose e babesiose?

Tiramos um monte de carrapatos do meu cachorro depois de um passeio no sítio. Estou com medo da tal “doença do carrapato”. Quais são os primeiros sinais que devo observar? Febre, falta de apetite? Como é o tratamento?

Oi davilucca! Nossa, que preocupação! Sim, febre e falta de apetite são bem comuns sim. Fique de olho também se ele estiver mais apático, sem vontade de brincar, e se as gengivas estiverem pálidas. Às vezes eles ficam com o pelo arrepiado também.

A minha também pegou uma vez. Os sintomas foram bem parecidos com os que você falou. O veterinário começou o tratamento com um antibiótico e um remédio específico para a babesiose. Foi um susto, mas com o tratamento certinho ela se recuperou bem rápido.

Além desses, presta atenção se ele vomitar ou tiver diarreia. E se as fezes estiverem muito claras ou escuras também é um sinal. O mais importante é levar no veterinário o quanto antes se notar algo diferente, viu?

Na minha experiência, a erliquiose deixou meu cachorro bem molenga, parecia que ele tinha corrido uma maratona e estava exausto o tempo todo. E a babesiose, vi uma vez um caso que o xixi ficou bem avermelhado. Mas o veterinário é quem vai dar o diagnóstico certo!

Eu também tive essa preocupação com meu peludo. Os sintomas podem variar bastante entre os cães, mas geralmente é um quadro de apatia, fraqueza, perda de peso, febre, gengivas pálidas e, em casos mais graves, até icterícia (pele amarelada).

É muito importante mesmo levar ao veterinário. O tratamento geralmente envolve antibióticos para a erliquiose e um antiparasitário específico para a babesiose, que é transmitida por outro tipo de carrapato, mas muitas vezes vêm juntas. Eles também podem precisar de fluidoterapia se estiverem desidratados.

Se o seu peludo estiver com as gengivas muito pálidas, é um sinal de anemia, que pode ser causada por essas doenças. É bom ficar bem atento a isso!

Além dos sintomas mais óbvios, observe se ele está respirando mais rápido ou com dificuldade. Isso pode indicar que a doença está afetando os pulmões ou o sangue.