De quanto em quanto devo trocar a água do aquário do peixe goldfish?

Sempre vejo recomendações, mas meu goldfish está bem. Troco só quando suja. Isso é suficiente ou devo trocar toda semana?

Oi anasophia! Olha, mesmo que seu peixe esteja bem, é bom manter uma rotina de trocas de água. Eu troco uns 30% da água do meu aquário de kinguios a cada semana. Ajuda a manter a qualidade da água e evita acúmulo de toxinas.

Concordo com o ryansilveira. Eu prefiro trocar 20% da água duas vezes por semana. Assim, a mudança não é tão drástica para os peixes e a água fica sempre limpinha.

Eu também não trocava sempre, mas meu peixe começou a ficar meio apático. Comecei a fazer troca parcial de água (uns 30%) semanalmente e notei uma diferença enorme no comportamento dele! Vale a pena o esforço.

Depende muito do tamanho do aquário e da quantidade de peixes, né? Se o aquário for grande e tiver pouca gente, talvez não precise ser tão frequente. Mas para goldfish, que soltam bastante sujeira, o ideal é a troca semanal mesmo.

É bom acostumar o peixe com trocas regulares. Usa água sem cloro, né? E se puder, deixa a água nova descansar um dia antes para igualar a temperatura. Faço isso e os meus vivem super bem.

Eu costumava esperar sujar também, mas depois que comecei a trocar 25% todo domingo, notei que a água fica mais cristalina e os peixes mais ativos. É um hábito bom de ter.

Eu recomendo fortemente as trocas semanais. Kinguios são peixes que produzem bastante amônia, e a troca de água é a melhor forma de controlar isso. Não arrisca, troca 30% todo sábado!

Só reforçando o que o pessoal disse: trocas parciais de água (uns 20-30%) semanalmente são essenciais para a saúde do seu goldfish. É melhor prevenir do que remediar!