Cuidados com pets no inverno, eles realmente sentem frio?

Tenho um lulu da pomerânia, que é bem peludo. Mesmo assim, devo colocar roupinha nele no inverno? Cães e gatos sentem frio como a gente? Quais outros cuidados, como com as patas, devemos ter nos dias mais gelados?

Com certeza sentem frio, thomascorreia! Mesmo os peludos como o seu Lulu. O pelo ajuda, mas eles ainda podem sentir desconforto, especialmente os filhotes, idosos ou com alguma condição de saúde. A roupinha é uma boa ideia, mas veja se ele se adapta bem e não fica estressado.

Sim, eles sentem frio! Gatos costumam procurar lugares quentinhos e se enroscam. Para os cães, além da roupinha, evite passeios muito longos em dias extremamente frios. Se o chão estiver muito gelado, pode machucar as patinhas deles.

O frio afeta os pets sim, thomascorreia. Uma coisa que eu faço com a minha cachorra é passar um hidratante próprio para patas antes de sair no frio. Ajuda a proteger do ressecamento e da agressão do chão gelado.

Eu acho que o segredo é observar o seu pet. Se ele treme, se encolhe, tenta voltar pra dentro, é porque está com frio. Para os gatinhos, além de um cantinho quentinho, eu costumo deixar uma manta mais grossa na caminha deles.

Uma dica legal é sobre a alimentação. No frio, alguns pets podem ter um gasto de energia maior para se aquecer, então pode ser que precisem de um pouquinho mais de comida, mas é bom conversar com o veterinário antes de mudar a dieta.

Nossa, que pergunta importante! Meus cães mais velhos sentem mais o frio. Eu coloco um tapetinho térmico na casinha deles. Quanto às patas, a gente pode usar aquelas botinhas de cachorro, mas tem que acostumar aos poucos, senão eles não andam!

É bom também não dar banho muito frequente no inverno, e quando der, secar bem o pelo, principalmente as orelhas. E se o seu pet dorme fora, garanta que a casinha esteja bem protegida do vento e da umidade.

Lembro que meu veterinário disse que pelo curto ou sem subpelo sente mais o frio. Então, para o seu Lulu, a roupinha é uma boa! E para todos, evitem deixar eles molhados no frio, isso acelera o resfriamento do corpo.