Como socializar meu siamês com visitas frequentes?

Toda vez que família vem, ele se esconde por horas e demora a voltar. Como acostumá-lo melhor a estar com visitas?

Oi! Gatos siameses são bem perceptivos mesmo. Tenta deixar ele se aproximar das visitas no tempo dele, sem forçar. Deixa ele explorar o ambiente antes de todo mundo chegar, se possível. E talvez oferecer um petisco quando alguém novo chegar pode ajudar a criar uma associação positiva!

Minha gata também era assim! O que eu fiz foi começar com visitas que ela já conhecia um pouco e deixava ela ter um ‘porto seguro’, tipo um quarto onde ela podia se esconder sem ser incomodada. Com o tempo, ela foi ficando mais curiosa.

Talvez usar um feromônio felino? Aqueles difusores costumam acalmar bastante. E tenta não fazer barulho ou movimentos bruscos quando as visitas chegarem, para não assustá-lo.

Boa pergunta! Para o meu, o segredo foi paciência e nunca forçar a interação. Se ele quer ficar escondido, deixa. Quando ele começar a sair por conta própria, aí sim as visitas podem tentar interagir de leve, sem pegar no colo logo de cara.

Outra coisa que funciona é apresentar as pessoas novas em um ambiente mais calmo, talvez com a porta um pouco aberta pra ele ir e vir. E não se esqueça de elogiar e dar atenção pra ele quando ele se mostrar mais tranquilo com a visita!

Sim, isso é super comum em gatos mais sensíveis. Meu veterinário me indicou deixar um sachê ou petisco saboroso no cantinho dele quando as visitas chegam. Ele começa a associar a chegada de gente com algo gostoso.

Eu sempre tento manter a calma. Se eu fico ansiosa com a reação dele, ele percebe. Então, ajo como se fosse normal ele estar ali, mesmo que escondido. Com o tempo, ele se sente mais seguro.