Como saber se minha cobra está com parasitas internos?

Ela vai bem, mas às vezes regurgita ou fica mais mole que o normal. Isso pode ser por parasitas internos? Como tratar sem vet especializado?

Puxa, que preocupação! Regurgitação pode ser sinal de várias coisas, incluindo estresse ou até a alimentação errada. Mas parasitas internos também são uma possibilidade. Você notou alguma mudança nas fezes dela? Vermes costumam aparecer por lá.

Oi Francisco! É complicado né? Sem um vet especializado fica mais difícil. Uma coisa que você pode observar é o ganho de peso. Se ela tá comendo bem e não tá ganhando peso, ou até perdendo, pode ser um sinal. E o brilho das escamas, tá normal?

Olha, eu já passei por isso com minha jiboia. A minha começou a ficar mais quieta e com o corpo meio mole mesmo. Levei no vet e era um verme chato. O tratamento foi com um vermífugo específico pra répteis, mas o vet que receitou.

Francisco, sobre o tratamento sem vet, eu não arriscaria muito não. Parasitas internos podem enfraquecer bastante o bichinho. Se você não tem acesso a um vet especializado em exóticos, talvez valha a pena procurar um clínico geral que tenha experiência com répteis.

Eu já vi relatos de gente usando produtos naturais, tipo alho ou plantas específicas, mas confesso que acho meio arriscado pra cobra. Um erro e pode piorar a situação. Talvez procurar um veterinário online pra uma orientação inicial?

Se ela tá regurgitando, presta atenção se não tem nada estranho no vômito, tipo pedacinhos de verme. Isso seria um sinal mais claro. Mas o ideal mesmo é conseguir uma consulta, nem que seja uma teleconsulta pra começar.

Francisco, já tentou mudar o substrato do terrário? Às vezes um substrato antigo pode juntar uns bichinhos indesejados. Lavar bem o terrário com água sanitária diluída (e depois enxaguar muito bem!) pode ajudar a matar alguns parasitas.

Minha experiência foi que a salivação aumentou um pouco e ela tava bem apática quando teve vermes. Fiquei super assustada. O veterinário fez um exame de fezes pra confirmar e aí sim receitou o remédio.