Comprei um hamster e a gaiola que veio no kit parece tão pequena e sem graça. O que uma gaiola precisa ter para o hamster ser feliz e saudável? Qual o melhor tipo de forração para o chão? Rodinha de exercício é essencial?
Oi nataliarezende! Que legal que você tá cuidando tão bem do seu novo amigo! Sobre a gaiola, o principal é dar espaço pra ele explorar e se distrair. Quanto maior, melhor! E pode esquecer essas gaiolas pequenininhas de kit, elas são bem limitadas mesmo.
Concordo com o ryansilveira! Espaço é fundamental. Pense em uma gaiola com bastante área horizontal, sabe? Eles gostam de correr e cavar. E pra forração, eu uso maravalha de madeira sem perfume ou papel picado sem tinta. Evita aquelas que fazem muita poeira.
A rodinha é super importante sim, nataliarezende! Hamsters são atletas noturnos e precisam gastar energia. Só vê se o tamanho é adequado para ele, pra não forçar a coluna. E tem que ser uma rodinha fechada, sem grades, pra evitar acidentes.
Não esquece dos esconderijos e tubos! Meu hamster adora se enfiar em vários cantinhos. Você pode usar tubos de papelão ou comprar uns de plástico próprios pra eles. Dá uma sensação de segurança.
E a coisa da água! Um bebedouro de bico é o ideal, mantém a água limpa e é fácil pra eles beberem. E coloca um potinho de comida resistente, porque eles gostam de fuçar e derrubar tudo, né?
A minha dica extra é colocar um pote com areia para hamsters (aquela especial, sem talco) pra eles se limparem. É uma gracinha ver eles se esbaldando na areia! E sempre um cantinho com a forração mais fofa pra eles dormirem.
E sobre o material da gaiola, eu prefiro as de vidro ou plástico com boa ventilação. As de grade podem ser perigosas se o hamster tentar escalar e cair, ou se as patinhas ficarem presas.
Ah, e não esquece de colocar alguns brinquedinhos pra ele roer! Madeira própria pra roedores é ótimo pra ajudar a desgastar os dentes. Eles ficam muito mais entretidos assim.