Como limpar o terrário da minha cobra com segurança?

Gosto de manter o ambiente limpo, mas não quero estressar a cobra com odores fortes. Qual produto usar e frequência adequada?

Oi, Joaquim! Eu costumo usar uma solução de água com um pouco de vinagre branco. Depois de limpar, eu deixo o terrário arejar bem antes de colocar a cobra de volta. As cobras são bem sensíveis a cheiros, então essa mistura funciona bem porque o cheiro some rápido.

Eu prefiro usar um desinfetante específico para répteis. Tem umas marcas que vendem em lojas de animais que são ótimas e não têm aquele cheiro forte que incomoda eles. A frequência depende, mas eu faço uma limpeza geral a cada duas semanas e retiro as fezes diariamente.

Joaquim, eu nunca usei nada com cheiro forte. Geralmente, eu retiro tudo do terrário, lavo o substrato (se for algo que pode ser lavado, tipo fibra de coco) com água morna e deixo secar bem ao sol. Se não der pra lavar, eu troco tudo.

Eu uso um spray de água oxigenada diluída em água (tipo 1:10). Ajuda a desinfetar e o cheiro some super rápido. Faço a limpeza profunda a cada 15 dias, mas tiro os resíduos de comida e as fezes todos os dias pra manter o ambiente mais higiênico.

Uma dica que me passaram é usar água quente. Para limpeza mais pesada, ferve a decoração (se for apropriada) e limpa o vidro com água e raspador. O importante é tirar bem os resíduos orgânicos pra evitar mofo e bactérias.

Além da limpeza, a ventilação é chave! Deixar o terrário aberto por um tempo depois de limpar ajuda a eliminar qualquer resíduo de produto e a renovar o ar. Eu uso produtos sem perfume e sempre dou uma boa lavada com água pura depois.

Eu procuro usar produtos que sejam de origem natural, como o limão diluído em água. Ele desinfeta e tem um cheiro mais suave. Mas sempre enxáguo muito bem e ventilo o terrário antes de devolver a minha cobra.

Eu troco o substrato completamente uma vez por mês, e nas outras vezes faço apenas a limpeza localizada. Uso um limpador enzimático, que é ótimo para quebrar resíduos orgânicos e não tem cheiro. Recomendo!