Voltar do passeio é sempre a mesma novela: as patas do meu cachorro vêm pretas da rua. O que vocês usam pra limpar? Lenço umedecido de bebê pode? Ou tem um jeito melhor e mais prático que não seja dar um banho todo dia?
Oi luizgustavo! Super te entendo! Pra não dar banho todo dia, eu uso um potinho com um pouco de água morna e uma toalha velha. Limpo uma patinha de cada vez e depois seco bem. Lenço de bebê não sei se é o ideal, pq pode ter perfume e ressecar a pele do doguinho.
Também uso essa técnica da água e toalha! Mas às vezes, se a sujeira tá mais pesada, eu coloco um pouquinho de shampoo neutro pra filhotes na água. Ajuda a tirar bem a sujeira e não machuca.
Eu comprei um spray limpador específico para patas de cachorro. Tem umas opções boas no mercado que são tipo um espuma, você passa e depois seca com a toalha. É bem prático e não precisa de água.
Concordo com a beatrizpeixoto sobre o lenço de bebê. Melhor evitar. Eu uso um borrifador com água e umas gotinhas de vinagre de maçã. O vinagre ajuda a desinfetar e não faz mal se ele lamber um pouquinho, já que evapora rápido. Seco bem depois com uma toalha macia.
No meu caso, que meu cachorro tem pelo mais longo entre as patinhas, a água morna com a toalha é essencial. Se não, acumula muita sujeira ali e pode dar problema.
Eu não uso nada na água, só água mesmo. E se tiver muita sujeira mesmo, tipo lama, espero secar um pouco e depois eu mesma tiro o grosso com a mão e aí limpo com a toalha úmida (só com água).
Já tentei lenço umedecido, mas meu cachorro teve uma reação alérgica. Aí voltei para a boa e velha toalha e água. É o mais seguro mesmo.
Interessante essa do vinagre, mariaclara! Vou testar aqui em casa. O meu às vezes fica com aquele cheirinho de cachorro molhado mesmo depois de secar, acho que o vinagre pode ajudar.