Como identificar se meu gato sênior tem insuficiência renal?

Meu gato persa de 13 anos foi no vet e disse pra observar se ele bebe muita água, faz xixi direto ou perdeu peso. Queria entender melhor os sinais antes de voltar lá.

Oi, joaoaraujo! Insuficiência renal em gatos sênior é bem comum mesmo. Além desses sinais que o veterinário falou, observe se ele anda mais quieto, vomitando com frequência ou se o pelo dele está mais sem brilho. Às vezes eles escondem a dor, sabe?

Olá! Meu siamês teve isso. Ele começou a beber água igual um louco e o cheiro da urina ficou bem forte e diferente. Tenta ver se ele tá comendo menos também, porque a falta de apetite é um sinal clássico.

Amigo, meu gato mais velho também mostrou esses sintomas. A perda de peso foi bem perceptível, ele ficou mais magrinho e com as costelas à mostra. E o pior é que ele parecia mais sonolento que o normal.

Lembre-se de observar a consistência das fezes também. Gatos com problemas renais podem ter constipação ou diarreia. E se notar qualquer mudança de comportamento drástica, é melhor correr pro vet.

Eu já passei por isso com a minha gatinha. Ela começou a beber água em lugares estranhos, tipo da torneira pingando, porque a sede dela tava muito grande. E o xixi ficava mais claro e em maior quantidade, espalhado pela casa às vezes.

Outra coisa que pode acontecer é o gato ficar com a boca seca ou com mau hálito. Isso acontece pela desidratação e acúmulo de toxinas. Fique atento a esses detalhes também.

Meu conselho é fazer um diário com os sintomas que você observar, com datas e horários. Isso ajuda muito o veterinário a ter um quadro mais completo e a fazer um diagnóstico preciso. Boa sorte com seu persa!