Ele fica ofegante e respira rápido em dias quentes. Dá pra oferecer gelo ou bolsa térmica? Como deixar ele confortável?
Oi claricemonteiro! Que bom que você tá atenta ao calor com seu coelhinho! O gelo direto pode ser um choque térmico, mas você pode tentar colocar uma garrafa pet com água congelada enrolada numa toalha fininha e deixar perto dele. Eles adoram deitar do ladinho pra se refrescar!
Minha coelha também fica assim! O que funcionou pra mim foi deixar o cantinho dela sempre na sombra, bem ventilado. Usei um ventilador no modo brisa, direcionado pra longe dele, mas pra circular o ar no ambiente. E claro, água fresca sempre disponível.
Bolsa térmica é uma boa ideia! Mas assim como o gelo, enrola numa toalha pra não queimar a pele dele. Já vi gente usando azulejos de cerâmica gelados também, eles gostam de deitar em superfícies frias.
Eu dou umas frutas com bastante água tipo melancia sem semente e pepino em cubinhos, bem picadinho, no lugar da água. Eles adoram e ajuda a hidratar! Só cuidado pra não exagerar e dar diarreia.
Também já usei o truque da garrafa congelada. Outra coisa que faz diferença é a alimentação. Tenta oferecer mais folhas frescas e menos ração concentrada nos dias mais quentes, se o seu veterinário aprovar, claro.
Leve em consideração a umidade do ar também. Se estiver muito úmido, o ventilador pode não ajudar tanto. Nesses casos, acho que a melhor saída é realmente focar em superfícies frias e manter o ambiente o mais arejado possível.
Eu já vi um coelho se refrescando com um pires molhado com água. Não sei se funciona pra todos, mas o tutor falou que o coelho adorava ficar com as patinhas ali.
A gente também tem que pensar em não deixar ele ficar muito tempo no sol direto, né? Se ele costuma ficar em área externa, tenta criar um espaço com sombra garantida, talvez com um toldo ou uma casinha mais fechada.