Como desinfetar substrato de serpente corretamente?

Troco o substrato a cada 15 dias, mas não quero riscos. Qual produto é seguro e eficaz sem intoxicar a serpente?

Eu uso um limpador enzimático específico para répteis. Não tem cheiro forte e parece ser bem seguro. Nunca tive problema com minha jiboia.

Olha, eu já ouvi dizer que vinagre branco diluído em água funciona bem. Deixa secar completamente antes de colocar a serpente de volta. Mas sempre fico na dúvida se não fica um resíduo que possa irritar.

Pra quê desinfetar, gente? Se o substrato é novo, não precisa, né? Se tá sujo, é só trocar por um novo mesmo.

Eu gosto de usar uma solução de água sanitária BEM diluída, tipo 1 parte de água sanitária pra 10 de água. Deixo o substrato de molho, escorro muito bem e depois coloco pra secar no sol por uns 2 dias. Aí não fica cheiro nenhum e sinto que mata tudo mesmo.

Essa dúvida é importante mesmo! Eu vi um vídeo de um criador que usava água quente, tipo fervendo, pra escaldar o substrato. Diz que mata fungos e bactérias. Aí é só esperar esfriar e secar bem.

Eu costumava usar álcool 70%, mas depois de ler alguns artigos, fiquei com medo por causa dos vapores. Agora estou testando um produto à base de peróxido de hidrogênio diluído. Parece promissor.

Eu faço a troca sempre e pronto. Gastar com produtos pra desinfetar o que vai pro lixo em 15 dias me parece desnecessário e pode até ser arriscado se não fizer direito.

Eu prefiro não arriscar e compro substrato novo sempre. É mais caro, mas a paz de espírito de saber que não tem nada prejudicial pro meu peludo vale a pena.