Ele se debate bastante, já cortou errado uma unha e sangrou. Tem alguma técnica para manter ele calmo e seguro?
Oi joaosales! Que situação chata com o coelhinho. Eu costumo esperar ele ficar bem sonolento, quase dormindo, e aí tento cortar rapidinho. Faço em um lugar tranquilo, sem muita distração.
Já passei por isso! O segredo para o meu foi dar uma folha de hortelã ou um pedacinho de cenoura enquanto eu cortava. A distração funciona muito bem!
Eu aprendi a usar uma lâmpada por baixo da unha dele, assim dá pra ver onde o ‘vasinho’ começa e não cortar. Meu veterinário me ensinou isso, é super útil!
Se ele se debate muito, talvez seja bom pedir ajuda pra alguém. Uma pessoa segura o coelhinho com calma e a outra corta as unhas. Dividir o trabalho ajuda!
Tenta cortar só um pouquinho de cada vez, tipo a pontinha. É melhor cortar várias vezes aos poucos do que arriscar machucar de novo. Paciência é a chave.
Verifique se você está usando um cortador de unhas apropriado para animais pequenos. Os de gato ou de pássaro às vezes funcionam melhor em coelhos do que os de unha humana.
Não se esqueça de ter algodão e um coagulante (tipo pó hemostático) por perto, caso aconteça de novo. Ajuda a estancar o sangramento rapidinho.
Comigo funcionou enrolar ele numa toalha, deixando só a patinha para fora. Ele fica mais contido assim e eu me sinto mais segura para cortar.